Estilo Pet
Escovação é necessária
De acordo com dados da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Adov), a doença periondontal atinge mais de 85% dos cães
Gustavo Mansur -
Os cães possuem um hálito específico da espécie, mas se você sentir um odor desagradável é sinal de que a saúde bucal do seu melhor amigo está precisando ser avaliada. A falta de escovação pode fazer com que seu bichinho desenvolva, além do mau hálito, dor e incômodo.
Dessa forma, é recomendável escovar diariamente seus dentes e levá-lo ao veterinário pelo menos uma vez por ano para profilaxia oral. Para fazer a higiene bucal corretamente, é preciso uma escova própria para cães ou então uma infantil com cerdas macias para não machucá-lo.
“Quando o cachorro está com algum problema na boca, é comum apresentar gengiva avermelhada, inchada e dolorida (gengivite), cálculo (tártaro), perda de dentes e dificuldade para comer. Muitas vezes, essas alterações são consideradas ‘normais’ ou toleráveis para a espécie ou para a idade, o que é um grande erro”, explica o gerente técnico de animais de companhia da Zoetis, Alexandre Merlo.
A placa bacteriana pode aparecer em poucas horas após a alimentação e, quando endurece, transforma-se em cálculo, conhecido popularmente como tártaro, o qual já não pode ser eliminado apenas com a escovação. É muito importante combatê-lo, porque as bactérias presentes no tártaro podem passar para a corrente sanguínea, causando doenças mais graves, como infecções no coração, rins, fígado e sistema nervoso.
Por ser um mal que progride aos poucos, o animal acaba se acostumando com a dor, e o tutor não percebe que há algo de errado. “Por isso, é sempre recomendável fazer visitas regulares ao veterinário. Quando o cão passa pelo tratamento de limpeza bucal, sua qualidade de vida melhora”, conta Alexandre.
Para esse procedimento, pode ser necessário o uso de antibióticos antes e/ou depois da profilaxia. Há no mercado produtos resultantes da associação de amoxicilina com clavulanato de potássio, e que combatem as principais bactérias causadoras de infecções orais em cães e gatos.
“Com esse tipo de medicamento, o tutor tem a certeza de que seu melhor amigo vai ficar livre de possíveis infecções originadas na boca do animal. O antibiótico alivia a dor, elimina o mau hálito e sua apresentação é em forma de comprimidos para administração oral, o que facilita a administração”, afirma a gerente de produtos de animais de companhia da Zoetis, Marcela Tocchet.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário