Engenharia
Esquema de obras em duas avenidas gera confusão
Secretário explica esquema de obras nas avenidas Domingos de Almeida e Duque de Caxias
Jô Folha -
As obras nas avenidas Domingos de Almeida e Duque de Caxias, em Pelotas, confundiram muitas pessoas, que não entenderam o porquê de ser colocado asfalto na pista, que após foi rasgada para outros serviços. O secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Morales, ressalta se tratar de um equívoco por parte de quem fez deduções e afirma que nada é em vão quando se trata de engenharia. Também observa que não houve ônus a mais por isso. Foi colocada apenas uma camada de asfalto com patrola, que não é o definitivo, para liberar o trânsito, pois não é possível trancar as principais artérias da cidade.
A comerciante Isabel Alves considera que a obra vai ficar boa quando ficar pronta, mas critica o que julgou desperdício. “Primeiro fizeram todo o asfalto, depois vieram e esburacaram”, comenta. O secretário explica que a empresa vencedora da licitação tem de cumprir contrato com a prefeitura e a Caixa Econômica Federal, instituição que libera os recursos obtidos pelo município via PAC Mobilidade. Entre essas e várias obras, são R$ 100 milhões.
“A empresa tem liberdade para fazer a obra como achar que deve. Fez a fresagem da pista, raspou o asfalto velho, outras intervenções e largou uma capinha de asfalto para regulação. Agora rasgaram para fazer a drenagem”, esclarece, ao frisar que se trata de um método construtivo. O projeto de requalificação da avenida Domingos de Almeida contempla toda a pista à direita, no sentido avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira em direção ao Laranjal. Vai ser asfaltada e junto às paradas serão criadas baias (encaixes na calçada) para os ônibus. Estão previstas drenagem e colocação de concreto, além de pavimentação e ciclofaixa no canteiro.
Na avenida Duque de Caxias o processo é o mesmo e há lugares para a placa de concreto do ônibus e lugares já com asfalto definitivo. Naquela via também será feita drenagem, rede de esgotos, pavimentação e ainda duplicação. Segundo Morales, a prefeitura trabalha na recuperação e qualificação da cidade, mas arruma e usa junto, ou seja, enquanto há obra, há também trânsito. “A gente sabe o quanto é incômodo na Osório”, comenta, referindo-se às obras nessa rua. Para o aposentado Aramis de Freitas, morador na avenida Duque de Caxias há 11 anos, as obras devem trazer melhorias que ele ainda não tinha visto por lá. Se diz animado e acreditando em um bom resultado.
Previsão de término
Avenidas Duque de Caxias e Domingos de Almeida: previsão em outubro
Rua General Osório: até o fim do mês deve estar liberado o trânsito. Iniciou a troca de iluminação na quarta-feira (será com lâmpadas de Led). Também vai ganhar arborização e bancos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário