Problemas
Esquinas campeãs de acidentes de trânsito
Um alto número de colisões é registrado nos cruzamentos das ruas Santos Dumont com Voluntários da Pátria e Tiradentes com Santa Cruz
Jô Folha -
Dois pontos da cidade vêm se destacando pela grande quantidade de acidentes de trânsito. As esquinas das ruas Santos Dumont com Voluntários da Pátria e Tiradentes com Santa Cruz, segundo moradores e comerciantes, registram acidentes quase todos os dias. A ponto de estarem cada vez mais assustados com as colisões frequentes causadas pela imprudência dos motoristas.
Bruna Pacheco trabalha em uma ferragem na rua Santos Dumont e afirma que já chegou a presenciar três acidentes em um período de 48 horas. O último que testemunhou no local foi na segunda-feira. “É uma situação absurda”, reclama. Outro comerciante da região, Jalbo Passos, conta que trabalha há dez anos no local e não lembra de passar uma semana sem presenciar colisões entre veículos. Além dos dois comércios, também há nesta esquina o Centro de Especialidades Médicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o laboratório de análises clínicas do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel). Jalbo lembra das pessoas atendidas nos dois locais, como crianças e idosos, que podem acabar se tornando vítimas. Ele afirma que, no último acidente, um dos carros chegou a subir a calçada do Centro de Especialidades.
Paulo Moreira, dono de um açougue na esquina das ruas Santa Cruz e Tiradentes, avisa que algumas horas antes de a reportagem chegar ao local, ontem à tarde, houve um acidente de trânsito. “É raro o dia que não acontece um”, afirma. Para diminuir os danos ao seu estabelecimento e prezar pela integridade física dos pedestres e dos clientes, ele instalou barreiras de proteção na calçada, com autorização do Poder Público. Apesar de a estrutura ser bem fixada, com base de concreto e boa profundidade, já precisou consertá-la dezenas de vezes devido aos veículos que colidem ali. Um morador do local, Cléber Castro, reforça que há, no mínimo, um acidente por dia no cruzamento.
Dentre os motivos que causam as colisões estão o excesso de velocidade dos veículos que trafegam pela rua preferencial e a imprudência dos motoristas que não param antes de cruzar a via. Na esquina da rua Santos Dumont com a Voluntários da Pátria, moradores e comerciantes contam que a principal dificuldade é a visibilidade. No local, os carros ficam estacionados muito próximos à esquina, diminuindo consideravelmente a área de visão de quem tenta avançar. Já na Tiradentes com a Santa Cruz, um morador relata que muitos dos acidentes são causados por motoristas alcoolizados. Ambos os locais contam com boa sinalização, incluindo placas e marcações no chão.
Soluções
O secretário de Transportes e Trânsito, Flávio Al Alam, diz que providências já foram tomadas para tentar diminuir o número de acidentes na esquina da rua Tiradentes com Santa Cruz. Uma luz piscante foi colocada no local e uma placa sinaliza que é proibido estacionar a uma distância de 15 metros da esquina. Para o cruzamento da Santos Dumont com a Voluntários da Pátria, ele diz que a solução é dar mais visibilidade a quem cruza ali. Neste sentido, uma das possibilidades é transformar os 15 metros mais próximos do cruzamento em estacionamento exclusivo a motocicletas que, por serem menores, não atrapalhariam a visão dos condutores. Segundo ele, não seria necessário colocar uma sinaleira nos dois locais, pois o problema não está no fluxo de veículos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário