Assistência Social
Facilidade para buscar benefícios
Secretaria de Assistência Social dá início ao projeto de descentralização do Cadastro Único
Jô Folha -
Atualizada nesta quinta às 19h16
A possibilidade de fazer o Cadastro Único e receber benefícios de programas sociais está mais próxima das famílias pelotenses de baixa renda. O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Fragata, na Zona Oeste de Pelotas, passou a oferecer o serviço a partir desta quinta-feira (4), como parte de um projeto de descentralização que estará em funcionamento também nos Cras Areal, Três Vendas e São Gonçalo antes do final do ano.
O primeiro cadastro feito foi o da diarista Natália Castro Xavier, 31, que aprovou a iniciativa. “Facilitou muito”, disse ela, que trabalhando e cuidando de dois filhos não teria tempo de ir até o centro especialmente para fazer o cadastramento. A expectativa agora é de que com o auxílio dos programas de assistência social ela consiga complementar a renda da família.
Para o secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, a descentralização expande o mapeamento das vulnerabilidades sociais em Pelotas e aproxima a comunidade dos benefícios, sem precisar que se desloquem até outros pontos da cidade. Com o projeto-piloto, a Secretaria de Assistência Social (SAS) espera também aumentar o número de famílias cadastradas, o que faz crescer a verba federal repassada ao município para esse fim e aquece a economia.
O município tem 21.670 famílias inscritas no Cadastro Único e a meta da SAS é chegar a 28 mil. Desse total, 4.949 são do Fragata, entre as quais 1.536 precisam atualizar seu registro até o fim de 2017. Os benefícios têm valor médio de R$ 134,04 e o total de recursos transferidos pelo governo federal para Pelotas fica em torno de R$ 915,6 mil ao mês.
Na cerimônia de inauguração a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) elogiou o comprometimento no trabalho desenvolvido pela equipe da SAS, que para ela é quem chega mais próximo da população. “E esse é só o início”, lembrou, pois a descentralização é a chave para que as políticas públicas cheguem mais rapidamente às pessoas, afirmou a prefeita. Além do Cras Fragata - localizado na avenida Duque de Caxias, 734 -, que funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, o Cadastro Único também pode ser feito diretamente na Secretaria de Assistência Social.
O que é o Cadastro Único?
Um sistema que contém informações sobre as famílias de baixa renda. É destinado a quem vive em estado de pobreza ou extrema pobreza e precisa do auxílio dos governos. O Cadastro Único possibilita o ingresso em programas sociais, como:
- Programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida
- Carteira do Idoso
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda
- Tarifa social de energia elétrica
- Passe livre para pessoas com deficiência
-123435
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário