Educação

Faculdade Senac terá Centro Universitário

Novo diretor Tiago Radmann fala sobre a estrutura e os desafios de estar à frente da instituição

Jô Folha -

Voltada para áreas no mercado de trabalho onde em alguns setores há déficit de profissionais, a Faculdade Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial] de Pelotas quer expandir seus horizontes e ganhar reconhecimento na região. A proposta é do novo diretor da instituição de ensino, Tiago Radmann. O primeiro passo é dar visibilidade ao Ensino Superior do Senac, que há 18 anos está em atividade no município. Com graduações em Tecnologia da Informação e Gestão e Negócios, a instituição investe na preparação do profissional para que possa atender a demanda do mercado atual e o que Pelotas vem desenhando para o futuro. "O mercado para a tecnologia da informação (TI), por exemplo, está aquecido e dificilmente um egresso da faculdade fica desempregado", considerou o diretor, que tem como meta pessoal aumentar em 150% o número de alunos nos próximos quatro anos.

Outra meta da Faculdade Senac ainda para este ano é criar o Centro Universitário Senac/RS, com expansão de ofertas de cursos e áreas de atuação. "Um deles é a criação de uma Escola de Saúde. Também queremos reforçar a Escola de TI e qualificar os programas de extensão acadêmica com impacto social relevante, e que sejam percebidos pela sociedade", destacou Radmann. Para isso, o gestor lembra que a estrutura física da Faculdade precisará passar por reformulação, com prioridade aos espaços educacionais, para melhorar a experiência dos alunos. "Buscamos a modernização e inovação dos ambientes para a aplicação de metodologias ativas, uma característica do Senac." Mesmo com a forte tendência para ensino e trabalho online, Radmann enfatiza que a Faculdade Senac prioriza as aulas presenciais.

De olho nas possibilidades
Com a economia baseada no Comércio e no Turismo, Tiago Radmann destaca a relação de décadas do Senac no processo de apoio e do ensino para o desenvolvimento socioeconômico de Pelotas, com reflexos na cadeia produtiva. Um exemplo é a aproximação ainda maior dos elos do Sistema Fecomércio na região junto aos sindicatos, como Sindilojas, Secovi Zona Sul, Sindigêneros e Sirecom nas ações da Faculdade. Segundo o diretor, o Ensino Superior do Senac também está atento ao setor de inovação e por isso é parceiro do Parque Tecnológico de Pelotas.

"Eu acredito que a melhor política social é o desenvolvimento, especialmente aquele estruturado através da educação, pois a educação tem a capacidade de transformar a vida das pessoas, que, por sua vez, transformam as empresas e a sociedade como um todo. E esse círculo virtuoso faz de uma determinada região um lugar melhor para se viver."

Experiência
Tiago Radmann começou como Jovem Aprendiz e ingressou no Senac há 20 anos. Atualmente, além da Faculdade, também está à frente do Senac Rio Grande e Bagé. "Tenho consciência que os desafios das instituições de ensino são enormes, pela mudança no perfil dos estudantes, as tecnológicas, a dinâmica do mercado de trabalho, e pelo crescimento exponencial de instituições nos últimos anos. A própria pandemia trouxe outras formas de ensino e outros desafios. Mas o Senac, com 75 anos de experiência, está preparado para enfrentar as mudanças."

Além das escolas de Tecnologia da Informação, com formação em ADS, Redes, Ciência de Dados e Inteligência Analítica, Sistemas para Internet e Defesa Cibernética, e a de Gestão e Negócios, com Processos Gerenciais, Marketing, Gestão Comercial e Gestão de RH, o Senac oferece ainda cursos de pós-graduação em Controladoria, Perícia e Gestão Financeira, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Negócios, MBA Liderança, Inovação e Gestão de Equipes, MBA Análise de Mercado e Ciência de Dados. Nos cursos de extensão estão: Estratégias de MKT nas Redes Sociais e Mídias Digitais.

O processo de ingresso para novas turmas de graduação será no dia 8 de agosto e, de pós-graduação, no dia 12.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nos últimos 30 dias, choveu o dobro do esperado para o período em Pelotas Anterior

Nos últimos 30 dias, choveu o dobro do esperado para o período em Pelotas

Pelotas tem 85 novos casos de coronavírus Próximo

Pelotas tem 85 novos casos de coronavírus

Deixe seu comentário