Aniversário
Faem irá celebrar data histórica
Parte da comissão que organizará os festejos conversou com o Diário Popular para divulgar a data
Jô Folha -
Muita comemoração para os 135 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a mais antiga faculdade em atividade ininterrupta do país. Uma comissão de estudantes, técnicos-administrativos e professores foi antecipada para preparar os festejos da unidade, que celebrará a data em 2018. A programação será repleta de atividades culturais e científicas que devem se estender durante todo o ano que vem.
Parte da comissão que organizará os festejos conversou com o Diário Popular para divulgar a data. Estavam reunidos o professor decano da Faem, João Carlos Maier, o atual diretor da Agronomia, Manoel Moraes, e a ex-diretora Tânia Beatriz Morselli. A comissão pretende reunir aqueles que já passaram pela unidade e também integrantes da comunidade agrária da região.
A Agronomia foi um dos pilares para a fundação da UFPel. Atualmente, cerca de duas mil pessoas circulam pela faculdade, que abriga os cursos de Agronomia e de Zootecnia. Mais de 6,7 mil agrônomos e zootecnistas colaram grau pela instituição. “É um orgulho ter formado tantos profissionais”, afirma Maier.
Histórico
1883 - A família Maciel doa o prédio Lyceu Rio-Grandense, localizado em frente ao Mercado Público. Lá a faculdade funcionou durante seus primeiros anos, onde foi fundada como Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Practica.
1895 - Cola grau a primeira turma de engenheiros agrônomos, José Vaz Bento e Victor Leivas.
1915 - Fato histórico do sistema educacional brasileiro: a primeira agrônoma do Brasil, Maria Eulália da Costa, forma-se em Pelotas.
1950 - Tem início as obras do novo prédio, atual Campus Capão do Leão, onde a faculdade está alocada hoje.
2005 - Outro fato histórico: toma posse a primeira e única diretora da Faem, professora Tânia Beatriz Gamboa Morselli.
2008 - UFPel expande a oferta de vagas em novos cursos, criando o Curso de Zootecnia, hoje abrigado na Faem.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário