Agronegócio
Feira da Agricultura Familiar na Expofeira tem pavilhão aberto
Cerimônia proposta pela Câmara homenageou o vereador falecido Jair Bonow (PP), com entrega de placa à família
O Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos espaços mais visitados na Expofeira, abriu suas portas na manhã desta quarta-feira (5) ao público, no pavilhão Jorge Gertum, junto à praça de alimentação e palco para pequenos shows. O espaço funciona até domingo, das 10h até as 21h, com 43 empreendimentos em 40 espaços, representando 14 municípios, 11 da região e três do Estado (Hulha Negra, Sobradinho e Frederico Westphalen). "A maior representatividade é do município de Pelotas, com 14 empreendimentos, seguida de São Lourenço do Sul e Morro Redondo", explica o coordenador do espaço, o extensionista da Emater Regional, Renato Cougo.
Durante a cerimônia de abertura do pavilhão, foi realizada homenagem ao vereador falecido recentemente, Jair Bonow, proposta pela Câmara de Vereadores, pela sua dedicação e apoio à agricultura familiar. Participaram a viúva Dulce Bonow, os filhos, Janice, Janine e Germano, irmão, netos e autoridades. Foi entregue uma placa de reconhecimento à família.
Segundo ele, estarão presentes 11 dos 22 municípios atendidos pela regional da Emater, contemplando todas as cadeias produtivas. Serão agroindústrias, floricultores e artesanato rural. No local, os visitantes poderão adquirir diretamente do produtor, os mais diversos produtos, tais como sucos, vinhos, embutidos, queijos, panificados, ovos, morango, entre outros, atendendo o gosto de todos os consumidores, acrescenta
.
Alguns empreendimentos estão estreando na Expofeira. É o caso dos Laticínios Bem Me Quer e Embutidos Novack, os dois de Morro Redondo. Outro estreante vem de São Lourenço do Sul, a Apicultura Timm, do casal Rodrigo e Lissandra Timm.
Com produção de mel, há muito anos, em 2020 conseguiram regulamentar a agroindústria e oferecem o produto aos consumidores em embalagens de 250 e 500 gramas e um quilo. Com uma produção de sete a oito mil quilos por safra, Timm possui 500 colmeias. Mas não é sempre assim. Segundo ele, quando chove muito, a produção cai pela metade.
No pavilhão também está presente a produtora Rosemar Ferreira, de Canguçu, da agroindústria Vida na Terra, especializada em alimentos orgânicos. Além dos mais variados sucos (pêssego, uva, goiaba, guabiroba, araçá, butiá e uvaia) ela também integra o roteiro Serra dos Tapes, que tem outros 12 empreendimentos associados.
Veterana em feiras, a produtora Miriam Jeske Bubols, da agroindústria Flaps, de São Lourenço do Sul, trouxe uma variedade de cucas caseiras para a feira. São cucas de linguiça, morango, goiabada, uva, doce de leite, banana, abacaxi. Também trouxe biscoitos amanteigados e de milho e a especialidade da casa, as rapaduras de amendoim e de leite, além do amendoim salgado.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário