Agronegócio

Feira do morango comercializa 500 quilos da fruta em dois dias

Abertura oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira no Largo do Mercado mas venda começou no final de semana

Jô Folha -

Com uma produção estimada em 1,7 mil toneladas, Pelotas ocupa a quarta posição no ranking dos municípios gaúchos produtores de morango. Em dez anos, a área cultivada, que é de 42,5 hectares, dobrou e o número de produtores, que chega a 200, triplicou. Os números foram lembrados, na manhã de ontem, durante a abertura oficial da 6ª Feira Municipal do Morango, no Largo do Mercado, com a comercialização da fruta diretamente do produtor ao consumidor. Até o dia 30 de dezembro, serão 17 pontos em toda a cidade e 20 produtores participantes.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, a venda direta teve início ainda no final de semana, com a comercialização de quase 500 quilos da fruta. A expectativa se volta também à realização da 4ª edição da Festa Municipal do Morango, nos dias 12 e 13 de novembro, no parque Stone Land, na Cascata. A corte da festa, a rainha Jennifer Milech e a princesa July Bender, participaram da atividade com o intuito de divulgar e convidar o público para o evento. O lançamento também contou com a participação dos grupos Metais e Cia. e Stiepen, de Morro Redondo.

De acordo com o gerente regional adjunto da Emater, Jair Seidel, a feira do morango é um evento consolidado, que cresce a cada ano não apenas em quantidade mas também quanto à qualidade da fruta produzida. "E neste quesito se destaca o trabalho de assistência técnica realizado pela Emater, atendendo os produtores e incentivando o uso da tecnologia", ressalta.

A prefeita Paula Mascarenhas destacou o trabalho dos pequenos produtores, que caracterizou como "protagonistas e exemplo para outros produtores rurais". "Quem agrega renda é quem trabalha e produz e nossos produtores estão se superando", ressaltou ao destacar a qualidade da fruta apresentada para comercialização.

O casal de produtores Eduardo Scheutzow e Núbia Casari, da localidade Ponte Cordeiro de Farias, produzem morango desde 2017 e participam da feira desde a sua primeira edição. Além da fruta in natura, eles oferecem aos consumidores na sua banca, cucas, geleias e mudas de morango. A comercialização no Largo do Mercado será alternada entre as diversas famílias e funcionará de segunda-feira a sábado.

Haverá bancas ainda, em outros locais da cidade, como o Residencial Terra Nova, às segundas; na avenida Dom Joaquim às terças; no Big, Atacadão e Fernando Osório às quartas; na Havan às quintas e sábados e avenida Dom Joaquim, nas sextas. No Laranjal, as bancas funcionam no sábado e domingo. O preço padrão estabelecido para comercialização é de R$ 18,00 a embalagem de um quilo da fruta tipo 1 e de R$ 15,00 para a fruta tipo 2.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Igreja do Porto prepara-se para celebrar 110 anos de história Anterior

Igreja do Porto prepara-se para celebrar 110 anos de história

Primeira autorização coloca em pauta projeto de novo porto no São Gonçalo Próximo

Primeira autorização coloca em pauta projeto de novo porto no São Gonçalo

Deixe seu comentário