Festa
Folia realmente muito especial
Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência promove baile de Carnaval repleto de carinho e, como não podia deixar de ser, diversão
Paulo Rossi -
Músicas, fantasias e muitas brincadeiras. Assim foi o baile de Carnaval realizado pela Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad) de Pelotas. A folia, que ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (23), na Casa da Irmandade Catedral São Francisco de Paula, serviu para marcar o início das atividades em 2017 e o reencontro dos participantes após as férias.
É só falar em festa que os mais de 25 integrantes da associação já ficam animados. Mas não poderia ser diferente, de acordo com a idealizadora do projeto, Marli dos Santos, quando surgiu a ideia de criar o grupo, há quatro anos, o nome inicial era Festa Baile. A escola de inclusão só teve início dois anos depois, após a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) abraçar a iniciativa. Agora, além do ambiente lúdico e recreativo, eles também recebem atividades educativas como forma de atenção continuada.
Membro do grupo há um ano, Claudete Matozo não esconde a satisfação em proporcionar momentos divertidos à filha. Para a dona de casa, a transição da infância para a fase adulta foi o melhor resultado de todo o processo. “Ela ficou mais madura”, conta a mãe, orgulhosa. Claudete ainda destaca que, quando todos se reúnem para confraternizar, eles se sentem ainda mais acolhidos. “É como se todos nós tivéssemos muitos filhos e muitas mães”, brinca.
O grupo também conta com a ajuda de profissionais voluntários, como a psicóloga Camila Santos, que acompanha o projeto desde o início. “Para mim é cada vez mais perceptível a evolução de cada um eles.” Segundo ela, o trabalho vai além da realização de atividades educativas, ajuda a elevar a autoestima e desperta a independência. “É superimportante proporcionar momentos como esse”, conclui.
Agenda 2017
A retomada das atividades pedagógicas ocorrerá no dia 6 de março, no campus Anglo da UFPel, com aulas de segunda a quarta-feira. Já as atividades recreativas e culturais seguem na casa da irmandade toda quinta-feira. Este ano, o objetivo da Associação é articular mais parcerias com cursos que estejam dispostos a participar do projeto, além de buscar junto às autoridades alguma doação de um espaço físico permanente.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário