Igualdade de gêneros
França autorizará reprodução assistida a mulheres solteiras e homossexuais
Mudança na legislação, que era limitada a casais heterossexuais, é uma das propostas bases da campanha do presidente Emmanuel Macron
Divulgação -
A França autorizará o recurso à reprodução assistida, por enquanto limitada aos casais heterossexuais, às mulheres solteiras e também às homossexuais, afirmou nesta terça-feira (12) a secretária de Estado para a Igualdade de Mulheres e Homens, Marlene Schiappa. As informações são da agência de notícias espanhola EFE.
"Abrir a reprodução assistida a todas as mulheres é uma questão de justiça", disse Schiappa em uma entrevista transmitida pela RMC e BFMTV, na qual garantiu o cumprimento desse compromisso de campanha do presidente, Emmanuel Macron.
Sobre o prazo para implementação da nova regra, disse que "provavelmente" será feito com a reforma da Lei sobre a Bioética prevista para o próximo ano.
Schiappa se referiu à decisão do Comitê de Ética que tinha dado autorização em junho a essa ampliação dos direitos a todas as mulheres e considerou que já não há nada que impeça realizar essa reforma de legislação.
Por outro lado, a secretária de Estado indicou que trabalha com o ministro do Interior, Gérard Collomb, para sancionar com multas o assédio às mulheres e para dar-lhe uma figura legal.
Schiappa afirmou que a igualdade entre homens e mulheres será declarada no começo de outubro como "grande causa" do mandato de Macron.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário