Em dia
Hora de regularizar o Título Eleitoral
Eleitores de Capão do Leão, Pelotas e Turuçu têm até 30 de abril para justificar pendências
Jô Folha -
Eleitores que deixaram de votar em algum dos últimos três pleitos e não justificaram, ou pagaram a multa, têm até 30 de abril para regularizar a situação. Após essa data seus títulos serão cancelados. Estão sujeitos à anulação 417 pessoas, de Capão do Leão, Pelotas e Turuçu, atendidas pela 34ª, a 60ª e a 164ª zonas, que com isso podem perder também outros direitos.
O edital, publicado no final de fevereiro pela juíza Fabiana Fiori Hallal, estipulou o prazo de 60 dias, a partir de 2 de março, para que os eleitores coloquem em dia suas obrigações, o que pode ser feito no Cartório Eleitoral que reúne as três zonas, localizado na avenida Ferreira Viana, 1.159, das 12h às 19h. No local se encontra a lista com o nome de todos que estão com pendências.
Conforme o Código Eleitoral, sem o título de eleitor o cidadão não pode se inscrever em concurso público, participar de concorrência pública ou administrativa, conseguir empréstimos em estabelecimento de crédito mantido pelo governo, tirar passaporte e carteira de identidade nem mesmo renovar matrícula em instituições de ensino fiscalizados pelo governo.
É preciso levar um documento de identificação e comprovante de renda para solicitar a regularização, além do pagamento de uma multa de R$ 3,51 por turno em que o eleitor não votou, explica a chefe de cartório da 34ª Zona Eleitoral, Luciane Lemos Diniz. “Se a pessoa for declaradamente pobre, não paga nada”, acrescentou. Não há grande procura pelo serviço, e um dos motivos pode ser a falta de informação, opina Luciane.
O garçom Alexandre Almeida, 43, aproveitou a tarde de ontem para justificar sua situação e também fazer o título biométrico. Ele não conseguiu votar na última eleição, pois está morando longe de sua sessão e não pôde chegar ao local. “É um documento importante para tudo”, afirmou ele, que preferiu deixar tudo organizado antes de ter algum problema pela falta do título.
Biometria
Quem perdeu o prazo e não fez o título biométrico também precisa ir ao Cartório Eleitoral, levando um documento de identificação e comprovante de renda. Não existe data limite, no entanto Luciane recomenda que seja feito o quanto antes. No município de Capão do Leão o cadastramento biométrico começou no dia 6 de março e deve seguir até novembro.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário