Alerta para a saúde

Hospital Escola promove atividades do Outubro Rosa

Mês contará com ações que visam a prevenção e conscientização quanto ao câncer de mama

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) celebrará o mês do Outubro Rosa buscando promover ao público diversas atividades com o objetivo de informar a população e incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Originário dos Estados Unidos, este mês é mundialmente dedicado a esta temática, chamando a atenção para o grande número de novos casos a cada ano. O Insituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) aponta que a estimativa de novos casos no ano de 2016 é superior a 57 mil, sendo na região sul o risco estimado de 74,30/100 mil habitantes.

As ações promovidas objetivam o atendimento integral às demandas dos pacientes e suas famílias, e a divulgação de informações a respeito do câncer e dos direitos do paciente oncológico, indo além dos serviços normalmente disponibilizados pelo hospital, que é referência regional no tratamento de alta complexidade em oncologia.

Atividades
Voltadas a públicos diversos, as atividades diversas estão sendo planejadas para gerar uma mobilização regional acerca da prevenção, diagnóstico e do tratamento do câncer de mama. Além dos pacientes, os familiares, os colaboradores do HE e a comunidade em geral serão alvos da campanha.

Palestras com assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiras, fisioterapeutas e dentistas. O tradicional Dia da Beleza também será realizado, tanto no serviço de oncologia do HE quanto na sede do hospital.

No dia 6 de outubro, ocorrerá a Campanha de Conscientização, que visa levar às ruas da cidade as ações, e será realizado no largo do Mercado Público, das 9 às 17h. Uma ação conjunta entre a oncologia do HE, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Liga Acadêmica de Oncologia. A população será informada sobre os aspectos do câncer de mama, tratamentos e demais serviços da rede pública, além de passar por avaliação clínica.

Em 16 de outubro, será a vez do HE receber ação voltada à orientação e conscientização quanto aos direitos do paciente oncológico. Para tanto, serão mobilizados profissionais do Serviço Social do HE, que levarão aos pacientes material informativo referentes ao Outubro Rosa.

Por fim, no dia 21 de outubro ocorrerá um grande mutirão de atendimento no serviço de oncologia. A meta é suprir a demanda das mulheres aguardando na rede municipal de saúde para atendimento com oncologista clínico e equipe multiprofissional. Os colaboradores do HE poderão participar das palestras planejadas para o dia 31 de outubro, às 11h e 15h, no auditório. Além disso, contarão com uma equipe de ginástica laboral, que também estará orientando sobre os exercícios adequados para prevenção do câncer de mama.

Caminhada incentiva prevenção ao câncer de mama
Na manhã deste domingo (1), mulheres de todas as idades e até mesmo seus companheiros saíram em caminhada na avenida Doutor Antônio Augusto de Assumpção, na praia do Laranjal. O evento alusivo ao Outubro Rosa foi promovido pela SMS e foi organizado pelo Instituto Buquê de Amor (IBA), entidade engajada em ajudar pacientes a fazer mamografias e incentivadora do diagnóstico precoce.

Com informações da Comunicação Social do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas e da Ascom da Prefeitura de Pelotas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo se reúne com lideranças das CREs para debater greve Anterior

Governo se reúne com lideranças das CREs para debater greve

Fiscalização verifica postos de combustível Próximo

Fiscalização verifica postos de combustível

Deixe seu comentário