Saúde pública
Hospital Regional de Pronto-Socorro atinge 15% das obras
Estrutura, que contará com 121 leitos para internação, promete estar pronta até abril de 2024; esta quinta foi dia de visita técnica para acompanhar os trabalhos
Volmer Perez -
Quatro meses depois de iniciadas, as obras do Hospital Regional de Pronto-Socorro atingiram 15% de execução. As equipes estão divididas em duas frentes: parte dos profissionais atua na transformação da área que abrigava o Centro Covid e outros focam-se na fase de fundação profunda para construção do prédio de seis andares, no prolongamento da avenida Bento Gonçalves. A Unidade, que irá virar referência a 1,3 milhão de pessoas de 28 municípios da região, deve ser concluída em abril de 2024. É o que está previsto.
Nesta quinta-feira (1º), uma comissão liderada pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) acompanhou o andamento dos trabalhos. "É importantíssimo ver essa obra acontecendo. Foi um compromisso que a gente assumiu com a população lá em 2020", ressaltou. E fez questão de mencionar os desafios iniciais, que envolveram a desativação do Centro Covid - quando a pandemia permitiu interromper as atividades do local - e a transferência da Secretaria de Desenvolvimento Rural e de espaços do Sanep para que o terreno pudesse ficar liberado para o começo da construção.
Atualmente, 45 empregos diretos são gerados. A estimativa, entretanto, é de que o número chegue a 130, quando a obra atingir o pico. "É uma obra positiva por todos os lados. Ainda estamos gerando emprego e renda para nossa população", destacou a chefe do Executivo. "Daremos a condição para o nosso Pronto-Socorro estar à altura do que aquela equipe tem de qualidade técnica, mas com um espaço adequado".
Definição sobre especialidades já está no radar
Equipes da Secretaria de Saúde de Pelotas já começaram a realizar visitas a redes de urgência e emergência em busca de informações. Ao contrário da estrutura atual, que em geral serve de ponto de passagem e estabilização do paciente antes de encaminhamento à rede hospitalar, o Hospital Regional de Pronto-Socorro estará preparado para absorver internações e tratamento completo. Da chegada da população à alta para casa.
A definição das linhas de cuidado em que o HRPS se tornará referência - para complementar os serviços prestados pelos hospitais de Pelotas - e avaliação dos custos para colocá-lo e mantê-lo em operação já estão no radar da prefeitura. A tendência é de que as negociações com o Ministério da Saúde comecem ainda em 2023, para assegurar a liberação de recursos. "Estamos estudando quais especialidades irão ganhar toda a linha de cuidado no hospital, porque isso irá interferir, inclusive, em equipamentos que precisaremos ter", explica a diretora de Atenção Especializada e Hospitalar, Caroline Hoffmann.
Saiba mais
* Área total construída: 9.408,01 m²
* Leitos: 159
- 121 para internação: entre adultos e crianças (20 vagas para UTI)
- 38 para observação
* 5 salas de cirurgia
* 1 sala de raio-X
* 1 sala de tomografia
* 1 sala de ultrassonografia
* 1 sala de endoscopia
* Estacionamento: 136 vagas ao público
* Valor total investido na obra: R$ 59,4 milhões
* Origem da verba: governo do Estado e prefeitura de Pelotas
* Execução da obra: Construtora Augusto Velloso S/A
* Projeto: MEP Arquitetura e Planejamento EPP
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário