Educação

Ideb aponta melhora no desempenho dos alunos da rede municipal

Nota dos anos iniciais passou de 5,3 para 5,5, enquanto nos finais avaliação atingiu 5,1

Volmer Perez -

O resultado sobre os indicadores da educação básica nas escolas da rede municipal de ensino de Pelotas foi positivo na comparação com a avaliação anterior. Embora sem atingir o projetado para o período, o Ensino Fundamental teve aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com dados referentes a 2021. Nos anos iniciais, o município passou da nota 5,3 para 5,5. Já nos anos finais, subiu de 4,7 para 5,1.

Apesar do avanço indicado pelo resultado, o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) faz um alerta, válido de forma geral para o país: os índices aferidos não asseguram efetiva melhora no desempenho do sistema educacional por causa da pandemia que desafiou o processo de educação no país por dois anos. A construção dos dados de 2020 e 2021, por exemplo, leva em conta as mudanças no processo de avaliação dos alunos no período de ensino remoto e híbrido, adotado para evitar o aumento da reprovação e do abandono escolar. Neste cenário, o desempenho das turmas iniciais melhorou em 3,77% em dois anos e as finais, 12,76% (veja gráfico).

Em Pelotas, as escolas de Ensino Fundamental com melhor desempenho estão na zona rural. Das séries iniciais - do 1º ao 5º ano - a Dr. Berchon atingiu 6,4 de nota, a Alberto Rosa 5,8 e a Waldemar Denzer também 5,8.

Na quarta melhor colocada, com 5,6 de nota, a Escola de Ensino Fundamental de séries iniciais Professora Daura Ferreira Pinto, na vila Princesa, a dedicação e o comprometimento da comunidade escolar são os principais motivos apontados para o bom resultado. "Esse mesmo compromisso foi mantido durante a pandemia, quando os pais vinham buscar as atividades impressas preparadas para os alunos, além da interação pelo grupo de WhatsApp", avalia a diretora Priscila de Freitas.

Já nas escolas dos anos finais - do 6º ao 9º ano -, os melhores resultados também estão nas escolas da colônia, como a Garibaldi, com 5,6; Ministro Arthur de Souza Costa, com 5,2; e Antônio Ronna, nota 5,4.

Já as escolas Braulinda Fernandes e Waldemar Denzer tiveram os desempenhos mais baixos, em comparação às demais, porém não ficaram distantes de média, sendo a primeira com 5,2 de nota e a segunda com 4,9.

Resultado em análise
De acordo com a secretária de Educação e Desporto de Pelotas, Adriane Silveira, devido às particularidades da pandemia, os resultados da edição do Ideb 2021, apresentados no formato de planilha eletrônica, ainda precisam ser analisados com maior detalhamento para que possam indicar os desafios que deverão ser enfrentados. A titular da Smed alega que seria prematuro apontar uma causa para escolas com melhores e piores desempenhos.

"Tivemos muitas medidas que visavam mitigar os impactos da crise no contexto educacional, no período pandêmico, que se alinhavam às recomendações da Unesco e da Unicef. Mais especificamente, do Conselho Nacional de Educação, por meio da Resolução CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de 2020, que orientou que as avaliações deveriam levar em conta os conteúdos curriculares efetivamente oferecidos aos alunos pelas escolas, com revisão dos critérios adotados nos processos de avaliação", comenta.

Nessa análise preliminar, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Ideb 2021 atestaram os efeitos mais acentuados da Covid-19 em comunidades escolares com menor infraestrutura, agravado pela condição socioeconômica de famílias mais vulneráveis, cujos estudantes tiveram acesso a condições mínimas de aprendizagem na oferta de ensino não presencial. "Os microdados desta edição serão divulgados até dezembro de 2022", acrescenta a secretária. Enquanto aguarda, ela destaca a importância de comemorar os resultados, que demonstram ainda que a queda nos níveis de proficiência não foi a esperada.

"De modo geral, não se evidenciou um possível retrocesso de 20 anos, como muitos anunciaram, visto que as possíveis defasagens na aprendizagem demonstradas pela avaliação poderão ser superadas em poucos anos com o aprimoramento de políticas educacionais, recomposição curricular e práticas pedagógicas com base em evidências", analisa Adriane.

Ainda para a gestora, como os resultados do Saeb e Ideb costumam oferecer exatidão e fidedignidade, possibilitando de maneira confiável realizar comparações no âmbito local, é importante que a rede municipal se debruce sobre os resultados e avalie os dados gerais de cada uma das escolas, reunindo as equipes diretivas e os profissionais da educação, para analisar o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos, a partir de leituras comparativas com as edições anteriores de cada uma das escolas. "Dessa forma, será possível subsidiar o planejamento de intervenções que venham a suprir as necessidades de aprendizagem das crianças e adolescentes, decorrentes do período pandêmico."

Mais sobre o Ideb
Aplicações
O Inep aplicou o Saeb 2021 entre 8 de novembro e 10 de dezembro, em mais de 72 mil escolas públicas e privadas de todas as unidades da federação. Aproximadamente 5,3 milhões de estudantes foram avaliados. Ao todo, 96,9% das 254.728 turmas e 97,1% das 74.539 escolas previstas participaram. As públicas (com mais de dez alunos) de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e de 3ª e 4ª série do Ensino Médio foram avaliadas em língua portuguesa e matemática. Essas mesmas etapas tiveram avaliação em formato amostral nas escolas privadas.

Avaliação dos alunos do 5º ano em Pelotas
- Língua Portuguesa: 19,21% ficaram no nível 3 (maior que 175 e menor que 200 pontos) e 19,77% no nível 4 (entre 200 e 225 pontos). Apenas 0,06% tiveram desempenho maior que 325, ou seja, atingiram o nível 9.

- Matemática: 25,36% ficaram no nível 3 e 24,19% no nível 4. Apenas 0,12% tiveram desempenho maior que 325 e menor que 350, ou seja, atingiram o nível 9.

[21-09-22] gr?fico nota do Ideb_p?gina 3

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