Exposição
Incríveis Mulheres: retratos de superação na luta contra o câncer
Exposição fotográfica da Aapecan deve ficar no Shopping Pelotas até o fim do mês
A determinação e a coragem de pacientes em tratamento de câncer seguem fortalecendo o Outubro Rosa em Pelotas. Nesta sexta-feira (14) foi a vez da Exposição Incríveis Mulheres 2022, da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), levar a mensagem da esperança e da prevenção para a comunidade.
Em sua 6ª edição, o ensaio fotográfico reúne anualmente usuárias da Aapecan para estampar a campanha que busca fortalecer a autoestima das modelos e espalhar exemplos de força e esperança na luta contra a doença. Este ano, pelas lentes do fotógrafo Edu Rickes, seis mulheres integram a exposição.
A aposentada Heloísa Ribeiro, 70, foi uma das modelos e comenta o que as fotografias representam para ela e as colegas de ensaio. "As fotos são uma lembrança boa de que temos poder e resiliência e do quanto o amor e a amizade que nasceram entre nós é importante". Além do dia das fotos, o grupo também se reuniu semanalmente em uma oficina da Aapecan onde, juntas, customizaram camisetas com aquilo que mais representava a história de cada uma.
Para a assistente administrativa Regina Elena Brisolara, 71, a experiência foi uma renovação da autoestima. "Foi tudo lindo. Eu me diverti muito e diverti as outras pessoas também", relata. Outra integrante do projeto, a aposentada Sandra Carvalho, 52, fala na importância da iniciativa: "Quando a gente fez a maquiagem, parecíamos umas deusas. Eu sempre fui muito vaidosa e, com a doença, andava com o astral meio baixo. Quando comecei a frequentar o grupo com elas, minha vaidade voltou a mil". Para os familiares que acompanham a batalha contra o câncer, como a filha de Sandra, Juliana Carvalho, 28, a exposição é motivo de emoção. "Eu me orgulho totalmente dela. Eu vi tudo que ela passou, então não tem coisa melhor no mundo do que ver que ela voltou a ser quem era".
Já a cozinheira Marta da Silva, 55, fala que as imagens mostram a força de cada uma das colegas. "Quando vi as fotos ali, fiquei sem palavras. Isso representa a vitória, de que nós somos guerreiras, como uma fênix". A empresária Carmen Gonçalves, 52, também estende a mensagem de esperança para tantas outras mulheres que estão passando pelo tratamento. "Não perca a esperança. É difícil, mas a gente é forte e, com muita vontade de viver, conseguimos vencer".
O lançamento das fotos foi realizado junto ao evento informativo mensal da instituição. Nos próximos dias, a exposição vai para o Shopping Pelotas, onde deve permanecer na Loja do Bem (em frente à praça de alimentação) até o fim do mês de outubro.
Importância da prevenção
Muito mais do que exemplos de força e superação, as modelos da exposição também ressaltam o papel da campanha para disseminar a importância da prevenção. Para Marta, foi um autoexame de toque que acendeu o alerta para um pequeno caroço que, menos de um mês depois, já havia crescido. "Quando fui fazer a mamografia, o médico disse que eu precisava da biópsia com urgência porque era um câncer agressivo". A cozinheira deixa, ainda, um recado para a comunidade. "A mensagem que eu gostaria de deixar é: mulheres, não tenham vergonha, procurem atendimento e se mantenham atentas".
O grupo, que se conheceu através da Aapecan, comenta, ainda, a importância do apoio e carinho oferecidos pela instituição ao longo do tratamento. "As fotos também mostram como essa entidade nos acolheu e o quanto é importante ajudar esses órgãos que auxiliam pessoas com câncer para que eles continuem fazendo esse trabalho", finaliza Heloísa.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário