Mudança

Início da Campanha de Vacinação Contra a Gripe muda de data

Começo será no dia 17 de abril e não mais no dia 10, como divulgado

Infocenter -

Por: Laura Marques
[email protected]

Conforme o novo calendário definido pelo Ministério da Saúde (MS) para atender o cronograma de remessa das vacinas, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) decidiu adiar o início da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, normalmente antecipada no Rio Grande do Sul devido ao frio. O começo, agora, será no dia 17 de abril - e não mais no dia 10, como divulgado -, estendendo-se até 26 de maio. Durante esse período, o Centro de Especialidades e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão distribuindo a vacina para os grupos prioritários. Pelotas deve imunizar cerca de 125 mil habitantes.

Com o inverno se aproximando, gripes, resfriados e outras doenças respiratórias atacam a população. Segundo a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Reis Gomes, a dose disponibilizada nos postos é trivalente - protege contra os vírus H1N1, influenza A e influenza B - e deve ser refeita anualmente.

Além disso, a população deve manter outros hábitos de prevenção. Arejar os ambientes da casa, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool gel e não compartilhar objetos de uso pessoal são algumas dicas simples que podem evitar a contaminação.

Na rede privada, o valor da vacina varia entre R$ 120,00 e R$ 150,00. O procedimento não é indicado a quem já apresentou reação anafilática a outras doses da vacina, para aqueles que estiverem com sintomas de febre durante a campanha ou que tenham reações alérgicas graves ao ovo de galinha e seus derivados.

Também é importante lembrar que mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe, devem procurar o serviço médico imediatamente.

A vacinação contra a gripe em todo o país busca atingir:
-Crianças de seis meses até cinco anos
-Gestantes
-Idosos (a partir dos 60 anos de idade)
-Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
-Indígenas
-Trabalhadores da área da saúde
-Professores de escolas públicas e privadas (devem apresentar a Carteira de Professor, registro no Ministério da Educação - MEC)
-Aqueles que possuem doenças crônicas - basta apresentar atestado médico ou receita de medicamento contínuo, que tenha data atualizada

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Petrobras  abandona o  projeto da P-71 Anterior

Petrobras abandona o projeto da P-71

EUA atacaram base aérea na Síria em resposta ao uso de armas químicas, diz Trump Próximo

EUA atacaram base aérea na Síria em resposta ao uso de armas químicas, diz Trump

Deixe seu comentário