Oportunidade

Inscrições para EJA EAD gratuito do Sesc se encerram sexta-feira

No curso, além de concluir o Ensino Médio, o estudante sai com qualificação profissional em Produção Cultural para ingresso no mercado de trabalho

Foto: Divulgação - As aulas terão duração de três semestres

Por Victoria Fonseca
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

Uma oportunidade para jovens adultos em Pelotas que desejam concluir o Ensino Médio e ainda obter um diploma de qualificação profissional se encerra na sexta-feira (17), último dia de inscrições abertas para o EAD EJA do Sesc. O curso, que é totalmente gratuito e ocorre à distância, com apenas um encontro presencial por semana, oferece 120 vagas. A formação resulta em uma grande chance de novas portas no mercado de trabalho, conforme Everton Cardoso, de 44 anos, que após ficar 25 anos sem estudar, está concluindo a formação e ainda ingressou no curso Técnico de Enfermagem.

As aulas do EAD EJA iniciam em março e têm duração de três semestres. Além dos encontros presenciais semanais, os estudantes desenvolverão atividades à distância, em uma plataforma online exclusiva, com conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias educacionais. Em complemento à formação no Ensino Médio, o curso oferece qualificação profissional em Produção Cultural, com o objetivo de facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

A pandemia foi um grande fator que desencadeou um salto no abandono escolar no Ensino Médio. Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2020 a taxa de evasão na rede pública era de 2,6, já em 2021 esse número mais do que duplicou, atingindo a marca de 5,8. Nesse quadro, o curso é um meio de reinserção dos jovens e adultos na formação educacional, visando a ascensão do estudante na vida acadêmica, com a possibilidade de acesso ao ensino superior e a melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Exemplo de superação
No segundo semestre do EAD EJA, Everton Luís Cardoso, proprietário de uma comunidade terapêutica de acolhimento a pessoas em situação de rua, conta que conheceu o curso por meio de um parceiro que realiza doações a sua entidade. Com 44 anos e dependente químico em recuperação, Cardoso ressalta que o ingresso no curso o incentivou a se superar na área acadêmica e a descobrir uma nova vocação, trabalhar com saúde. Sem estudar desde 1997, agora ele faz o EJA e um técnico de enfermagem ao mesmo tempo. "Terminei meu semestre hoje [ontem], encerrei a última matéria e eu não rodei em nenhuma prova", diz com orgulho.

O estudante destaca que parte da motivação vem do método de ensino do Sesc e do apoio da equipe de ensino. "Eu descobri que o estudo através da plataforma é uma coisa dinâmica e prática, isso me incentivou e me deu um gás novo. E o pessoal está sempre incentivando". Ele destaca ainda que sempre que pode convida as pessoas a sua volta a ingressarem no curso. "Eu digo pro pessoal que vale muito a pena buscar os estudos porque nunca é tarde."

Inscrições
Interessados em se inscrever precisam ter, no mínimo, 18 anos, Ensino Fundamental completo e possuir renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos. A inscrição é feita pela internet, no site sesc.com.br/atuacoes/educacao/educacao-a-distancia. A Unidade de Pelotas fica na Rua Gonçalves Chaves, 914, e atende das 8h às 20h. Após a inscrição, o próprio polo fará contato com o futuro aluno, através do e-mail ou do telefone cadastrados, convocando-o a realizar a matrícula presencialmente e apresentar seus documentos. Mais informações sobre as vagas disponíveis podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (53) 99131-3176.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura vai monitorar trânsito nos desfiles de blocos Anterior

Prefeitura vai monitorar trânsito nos desfiles de blocos

Servidores do Estado não terão revisão salarial em 2023 Próximo

Servidores do Estado não terão revisão salarial em 2023

Deixe seu comentário