Entrega
Mais uma etapa da requalificação da Baronesa
Ainda estão previstas a troca de cercamento - também como investimento pelo empreendimento privado - e a iluminação por investimento com recursos públicos
Jô Folha -
Realizar atividades ao ar livre no Parque da Baronesa ficou mais fácil, após a inauguração do Caminhos da Baronesa e da academia do local. As intervenções promovidas como medidas compensatórias pelo Shopping Pelotas foram inauguradas ontem e integram outras fases de revitalização do espaço. Ainda estão previstas a troca de cercamento - também como investimento pelo empreendimento privado - e a iluminação por investimento com recursos públicos. Brinquedos infláveis, mateada, apresentação da banda da Escola de Ensino Fundamental Independência, aula de zumba com o projeto Vida Ativa e atividades de educação ambiental completaram a programação do domingo.
De acordo com o diretor executivo da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), Roberto Ramalho, as intervenções para troca de calçamento e limpeza do parque duraram cerca de três meses. Desenvolvidas pela unidade e executadas pela Quality Engenharia, as obras ainda tiveram suporte da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), para gerenciamento dos impactos ambientais. Segundo a prefeitura, esta primeira etapa abrangeu a requalificação dos caminhos internos, a instalação de mobiliário urbano, a limpeza de dois lagos, a colocação de grama, além da construção de espaços de convivência, custando R$ 213 mil.
Mesmo sem ter observado todas as obras no espaço, o empresário Leonardo Oliveira, 42, destacou a importância de a cidade oportunizar espaços ao ar livre para lazer. "Não venho sempre, mas acho que melhorou muito a estrutura e vale a pena sair de casa para vir", argumentou. Ao lado da filha e da esposa, o morador do Fragata ainda destacou o crescimento da sensação de segurança no local, após as intervenções.
Fugindo de pontos turísticos tradicionais do verão, como a praia do Laranjal, Iara Gonçalves, 52, disse estar satisfeita com a estrutura atual do Parque da Baronesa. Colocação de banheiros, melhorias nas áreas verdes e segurança foram itens citados pela pelotense.
Saiba mais
Os investimentos da primeira etapa foram possíveis pelo estabelecimento de medidas mitigatórias ao Shopping Pelotas pelo Poder Público. Ao utilizar a área, o empreendimento gerou impactos na estrutura urbana do município e precisou garantir o retorno por meio de medidas estipuladas pela gestão publica. As medidas mitigatórias compensatórias consistem, então, em ações que procuram repor bens socioambientais perdidos em decorrência de ações diretas ou indiretas do empreendimento.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário