Prevenção

Meninos já podem se vacinar contra o HPV

Doses estão disponíveis a adolescentes de 12 e 13 anos em qualquer UBS e no Centro de Especialidades

Meninos de 12 e 13 anos já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pelotas para serem vacinados contra o HPV. A decisão do Ministério da Saúde de incluir essa vacina - que já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) das meninas desde 2014 - também para os meninos foi anunciada em outubro do ano passado e entrou em vigor no dia 1° deste mês. Porém, a procura pela imunização de acordo com a chefe do departamento de Vigilância Epidemiológica de Pelotas, Maria Regina Reis Gomes, ainda está pequena na cidade.

Até a tarde desta terça-feira (3), apenas um menino havia procurado o Centro de Especialidades - localizado na rua Voluntários da Pátria, 1428 - para tomar a dose. O primeiro a se imunizar foi Lucas Suanes, 12, acompanhado do pai, Leandro Brinkerhoff Suanes, que soube da campanha na manhã desta terça-feira e optou por fazer a aplicação o quanto antes.

A expectativa do Ministério da Saúde é alcançar 3,6 milhões de adolescentes que estão nessa faixa etária, sendo que destes, 180,4 mil deverão ser gaúchos e cerca de oito mil pelotenses. As vacinas estão disponíveis também para crianças e jovens de 9 a 26 anos portadores do HIV. Cerca de 99,5 mil pessoas estão nesta situação.

Quadrivalente
A vacina disponibilizada é a quadrivalente, a mesma distribuída entre as meninas, e são necessárias duas doses para completar a imunização, com intervalo de seis meses entre uma aplicação e outra. Já para os portadores de HIV, o ciclo de imunização conta com três doses e o intervalo delas é diferenciado - a segunda aplicação é feita dois meses depois da primeira e a terceira seis meses depois da segunda.

Ampliação da faixa etária
A faixa etária de imunização para os meninos será ampliada, gradativamente, nos próximos três anos, assim como aconteceu entre as meninas, até abranger o público masculino de 9 a 13 anos. Em 2017 haverá também uma ampliação na faixa etária das meninas. Agora, jovens que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses poderão ser imunizadas. A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam atrasadas com o calendário.

Por que vaciná-los?
A expansão da vacinação para o público masculino tem o objetivo de diminuir a circulação do HPV e prevenir os casos de câncer provocados pelo vírus. O Brasil é o 5º país da América Latina e o 7° do mundo a oferecer a imunização também para os homens. A iniciativa foi possível, pois houve uma redução de doses no esquema vacinal das meninas, passando de três para duas doses.

Ordem de vacinação
2017 - deve se vacinar meninos de 12 e 13 anos

2018 - deve se vacinar meninos de 11 e 12 anos

2019 - deve se vacinar meninos de 10 e 11 anos

2020 - deve se vacinar meninos de 9 e 10 anos

-120587

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após polêmica, estudantes de pós-graduação terão direito a passagem Anterior

Após polêmica, estudantes de pós-graduação terão direito a passagem

Morre aos 88 anos Vida Alves, atriz pioneira na televisão brasileira Próximo

Morre aos 88 anos Vida Alves, atriz pioneira na televisão brasileira

Deixe seu comentário