Solidariedade

Momento de solidariedade para garantir educação mais digna

Campanha de arrecadação de material escolar do Banco Madre Tereza de Calcutá foi lançada nesta quarta-feira

Carlos Queiroz - DP - Maria Eulalie Fernandes é coordenadora da instituição

Por Helena Schuster
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

Somar forças para garantir mais dignidade aos estudos de crianças e adolescentes. Às vésperas do início de mais um ano letivo, esse é o principal objetivo da campanha de arrecadação de materiais escolares do Banco Madre Tereza de Calcutá, que iniciou nesta quarta-feira (1º). Na última edição da campanha, que ocorreu no ano passado, foram distribuídos kits para cerca de 900 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Pelotas.

Desde 2019, o Banco Escolar da instituição se mobiliza antes do início das aulas para auxiliar quem mais precisa. Em referência à religiosa que nomeia o banco, a coordenadora geral da instituição, Maria Eulalie Fernandes, fala sobre a emoção e importância de realizar a campanha. "Madre Tereza foi professora e dizia muito que se via como um lápis com o qual Deus escrevia. Assim como ela se colocou, o Banco hoje se coloca como um lápis na mão de Deus para que as crianças possam começar a escrever a vida delas", relaciona.

A vice-coordenadora do Banco Escolar, Silvia Olivo, também destaca o chamado à solidariedade. "A gente não pode dizer não diante da necessidade e sabendo que é um trabalho de pura doação." Silvia também comenta que, entre os itens mais necessários, estão os materiais básicos como cadernos (de uma ou dez matérias), folhas de ofício tamanho A4, lápis de cor e giz de cera. Todos os outros tipos de materiais, incluindo mochilas, estojos e até uniformes antigos, também são bem-vindos na instituição.

O Banco Escolar conta, atualmente, com um pequeno grupo responsável por organizar as doações e entregas dos materiais arrecadados, como as voluntárias Morete Alves, Lúcia Torma, Nilda Pinheiro e Carmen Vera da Silva. Segundo Maria Eulalie, a união e o carinho pelo trabalho são fundamentais. "A coordenação do Banco Escolar tem professoras e pedagogas aposentadas, que são pessoas da área, que gostam de trabalhar com isso e têm muita vontade de ajudar as crianças."

Para ajudar

As doações para a campanha podem ser feitas diretamente na sede do Banco Madre Tereza de Calcutá, na rua Major Cícero, 201, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h. Já doações em dinheiro podem ser feitas através do Pix 13.299.073/0001-78 (CNPJ). Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (53) 3223-0067.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas registra 14 novos casos de Covid-19 Anterior

Pelotas registra 14 novos casos de Covid-19

Falta de distribuição de fraldas descartáveis é realidade há meses em Pelotas Próximo

Falta de distribuição de fraldas descartáveis é realidade há meses em Pelotas

Deixe seu comentário