Fartura
Morango já chega às prateleiras
Safra deve trazer 1.100 toneladas da fruta para o município entre os meses de agosto e dezembro
Paulo Rossi -
Uma fruta vermelha que enche os olhos, tanto pelo sabor como pela aparência. Aos poucos o morango começa a ser protagonista nas prateleiras de alguns mercados e bancas espalhadas pelo centro de Pelotas. A fruta começou a ser colhida pelos produtores da região e já pode ser adquirida no comércio, seja para o consumo in natura ou para preparação de geleias, chimias e doces pelotenses. A previsão é de que a safra deste ano traga 1.100 toneladas de morango para o município.
Em quatro estabelecimentos, pesquisados pela reportagem no centro da cidade, o preço do quilo variava entre R$ 15,00 e R$ 17,00. Em uma das bancas mais tradicionais, na rua 7 de Setembro, entre 15 de Novembro e Anchieta, Valdeci Mendes comercializa o morango e outros produtos desde 1985. O comerciante é fiel à produção da colônia - o fruto é recolhido de estufas nos distritos Santa Silvana e Cerrito Alegre.
Pelo alto valor, o morango ainda não faz tanto sucesso. Nas últimas semanas a banca tem vendido somente 40 quilos por dia. Para comparar, o comerciante conta: “Ano passado eu vendia uma quantia bem maior, até 200 quilos por dia”. Isso porque a colheita ainda está apenas começando. O plantio, feito em maio, começa a dar resultados agora em ritmo lento. Grande parte dos morangos vistos no comércio hoje é do sistema de produção em estufa, com estrutura protegida que facilita o crescimento. O preço deve baixar nos próximos meses, especialmente em novembro e dezembro, pico da safra.
A Granja Bender, localizada na colônia Santa Eulália, começou a colher apenas há 20 dias. O produtor retira de 100 a 120 quilos, três vezes por semana. Para Jiovane Chagas, funcionário, a safra é promissora. “A lavoura está muito bonita. Tem que ver se o clima vai ajudar”, pondera, visto que o morango prefere a luz direta do sol no lugar de chuvas e temperaturas muito baixas.
O Rio Grande do Sul tem expressiva participação no mercado de morango. Conforme a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), a colônia de Pelotas conta com 105 produtores da fruta em uma área de 22,1 hectares - 10% deles utilizam o sistema em que a plantação ocorre fora do solo. A previsão da empresa para a safra deste ano é de 1.100 toneladas de morango. A boa radiação solar, acompanhada de temperaturas amenas, favorece a cultura do morango tanto em aspectos vegetativos como reprodutivos.
Para apreciar
O município terá dois dias dedicados para saborear morangos in natura, geleias e outros derivados. A 1ª Festa Municipal do Morango de Pelotas será realizada nos dias 11 e 12 de novembro na Comunidade Redentor, também em Monte Bonito. A abertura oficial da colheita do morango ocorrerá durante a festa.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário