Estilo Gastronômico
Muito além do doce em conserva
Versatilidade é o que define a fruta mais produzida em Pelotas durante a 3ª Quinzena do Pêssego, evento que ocorre até o dia 28 com uma lista de 30 diferentes pratos nos restaurantes da cidade
Novembro marca, mais uma vez, a temporada de pêssego em Pelotas. A abertura da colheita ocorreu no último sábado, porém o já tradicional evento da Quinzena do Pêssego teve início no dia 14 deste mês. São 15 dias em que mais de 30 restaurantes oferecem receitas que valorizam o sabor do produto local.
A terceira edição do evento também contou com trabalho junto às escolas da rede pública e uma gincana envolvendo os alunos dos cursos de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O resultado da competição será apresentado no dia 28, com solenidade de encerramento às 17h no largo do Mercado Central. Até lá, uma banca da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (Cafsul) permanece no local comercializando produtos derivados e o pêssego in natura.
O Estilo Gastronômico visitou três restaurantes participantes do evento e obteve uma prévia dos pratos, cujo ingrediente principal é a fruta mais tradicional da região. As combinações comprovam a versatilidade do pêssego, que pode ser utilizado nas mais variadas refeições, da entrada à sobremesa, do almoço à janta. Confira no box a lista completa das casas engajadas em promover e estimular o consumo do pêssego na cidade.
Um parfait light
O Dedo de Moça - Atelier Gastronômico é um dos estreantes na Quinzena do Pêssego. Em seu primeiro ano em funcionamento, as proprietárias Izabel Brum e Júlia Tunes prontamente aceitaram o convite para participar do evento. “O pêssego é bastante importante para a região, pois movimenta a economia local e, no nosso caso, também ajuda que mais pessoas conheçam o restaurante”, comenta Iza.
O charmoso estabelecimento localizado na rua Gonçalves Chaves, 3.285, aposta numa alimentação leve e balanceada à base de pratos vegetarianos. Com esta proposta, a dupla buscou desenvolver uma receita que contemplasse quem possui diabetes ou quem deseja diminuir o consumo de açúcar. Surgiu, assim, o parfait de pêssego.
É ideal para dietas fitness, uma vez que a sobremesa apresenta poucas calorias. São camadas de pêssego em calda de stevia, granola e iogurte natural desnatado com sabor de baunilha. A finalização fica a cargo de uma calda de pêssego processado.
Foto: Jô Folha
O pêssego zero açúcar vem da fábrica de conservas do pai de Júlia, que também possui a mesma versão para o abacaxi. O resultado é uma sobremesa refrescante e saudável.
Criado especialmente para o evento, o parfait de pêssego tornou-se o primeiro doce light do restaurante. Júlia explica que o conceito do parfait é misturar sabores e, por isso, escolheu o modelo de sobremesa.
Um dos diferenciais da criação é a sua apresentação. Vem num pote de vidro, o que possibilita o transporte, caso queira fechar com a tampa e carregar consigo. “O nosso almoço é farto e o pessoal, muitas vezes, prefere levar o doce para casa e comer depois”, esclarece.
Desde o lançamento, no último dia 14, o parfait de pêssego tem sido bastante procurado pelos clientes do Dedo de Moça. A sobremesa deve seguir no cardápio mesmo após o término da Quinzena e, inclusive, receberá uma nova versão com abacaxi, também zero açúcar. O doce é oferecido tanto durante o almoço quanto para o café da tarde, no período das 11h30min às 18h30min, pelo valor de R$ 9,50.
Peixe da Amazônia com toque de mestre
“Estamos dentro de tudo que for pela cidade”, afirma o casal Fabrício Coelho e Keka Siewerdt. Eles são os proprietários da Bodega 974. Este é o segundo ano que o restaurante participa e estimula a propagação da Quinzena do Pêssego. Na primeira edição a casa na rua 15 de Novembro, 974, funcionava como delicatessen, dedicada principalmente à venda de produtos gourmet.
A renovação da proposta se fez necessária conforme a procura dos clientes. Na época, o estabelecimento já oferecia lanches rápidos em um espaço reduzido. O que era um diferencial tornou-se a linha de frente. A Bodega transformou-se em um dos restaurantes mais sofisticados da cidade.
Fabrício é chef de cozinha e trabalhou muitos anos no Rio de Janeiro, enquanto Keka tem seu forte nos doces e atendia muitos eventos particulares. Agora, no estabelecimento próprio, a dupla prepara os pratos e atende o público de segunda a sábado, das 17h30min às 23h30min.
O chef confessa que utilizam pouco a fruta nas receitas da casa, mas estão aderindo cada vez mais ao pêssego. “É uma fruta versátil, que vai bem tanto no doce quanto no salgado”, fala Keka. No ano passado o prato criado para o evento foi uma salada com mix de folhas, queijo gorgonzola, presunto de parma, aspargos verdes e pêssegos grelhados.
Fotos: Jô Folha
Desta vez, a produção foi ainda mais caprichada: peixe pirarucu com chutney de pêssego e legumes salteados, entre eles cogumelos paris e shitake, aspargos verdes, fava, cenoura e tomate. O resultado é uma combinação agridoce, leve e propícia para o verão.
“Ficamos fãs do chutney de pêssego”, fala Keka. É o toque especial do prato. Fica totalmente diferente sem o molho. Para divulgar, o casal faz questão de oferecer aos clientes a nova criação. O valor é de R$ 54,00. Tem feito sucesso. Em um dos primeiros dias da Quinzena foram 17 pedidos, o que é muito para um restaurante pequeno como o Bodega. Há possibilidade de continuar durante a safra do pêssego, devido à boa aceitação.
Cardápio variado a cada almoço
O pêssego já é bastante conhecido na farta mesa do Mariah’s Buffet e Restaurant. Participante das três edições da Quinzena do Pêssego, o local costuma utilizar rotineiramente a fruta, desde saladas a sobremesas. “As nossas opções são planejadas pensando na harmonização dos sabores - e também pelo próprio retorno que os clientes nos dão em relação à preferência”, comenta o proprietário Cláudio Gonçalves.
Ao longo das participações no evento, foram diversos pratos oferecidos, tendo destaque para o filé de frango ao molho de pêssego. “Também utilizamos frutas em nossas saladas, com prioridade para fornecedores locais. No caso do pêssego, é uma escolha lógica, já que a nossa cidade é a maior produtora da fruta no país”, fala.
O Mariah’s oferece buffet de segunda a sábado das 11h30min às 14h, na rua 3 de Maio, 921. O cardápio pode ser conferido na fanpage.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário