Evento
Música e alegria para recepcionar o público feminino
Sábado das Gurias encerra as atividades dos 21 Dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e meninas
Jô Folha - Equipe da Secretaria de Assistência Social se mobilizou para recepcionar as participantes
Um palco com música, apresentações artísticas de Xana Gallo e o samba de Batucantada, encerraram as atividades dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e meninas, neste sábado, no largo do Mercado Público. Foi o Sábado das Gurias, que ofereceu ainda aula de autodefesa às participantes, distribuição de kit, contendo Cartilha Informativa, Lei Maria da Penha e absorventes. Também foram aceitas doações de absorventes.
À frente do evento, as diretoras da Secretaria de Assistência Social, Paola Fernandes, coordenadora do Centro de Referência da Mulher, e Manuela Rodrigues, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres. A atividade teve a participação de outras mulheres da equipe feminina da Secretaria, que se mobilizou para levar a conscientização às pelotenses.
Segundo Paola Fernandes, estes 21 dias foram bastante produtivos, e entre outras ações ela cita o projeto Enfrentamento, com a realização de cursos: programa Maria da Penha vai à Escola, com ações educativas; workshop sobre independência financeira e dignidade menstrual, com arrecadação e doação de absorventes, entre outras.
Ela ressalta que durante a pandemia foi lançado o violentrômetro, para medir os índices de violência contra a mulher. “Pelotas conseguiu reduzir estes índices, segundo dados da Delegacia da Mulher, mas há ainda muitas mulheres que não denunciam”, diz. Segundo ela, a Secretaria trabalha para fazer esta prevenção e chamar a atenção para esta pauta.
O objetivo da campanha é a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. No Brasil, ocorre de 20 de novembro a 10 de dezembro e é chamada de "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", e tem início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra.
Em escala mundial, a celebração ocorre em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que também tem o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.
Apesar de o encerramento em Pelotas ter ocorrido no sábado pela manhã, no largo do Mercado Público, uma última atividade está prevista para a próxima quinta-feira (15), às 18h, na Estação Férrea. Trata-se do workshop sobre violência de gênero, com a escritora Clara Corleone, programada para a última sexta-feira (9), mas transferida em virtude do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo.
Os interessados em fazer doações de absorventes podem encaminhar para a Secretaria, na rua Marechal Deodoro, 404, no Centro, das 8h às 16h e também ao Centro de Referência da Mulher, na rua Barão de Itamaracá, 690, no bairro Cruzeiro, atrás do Fórum.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário