Hospital Escola

Nova empresa de anestesiologia é chamada para o HE

Chamamento público foi anunciado após a rescisão de contrato com a prestadora anterior

Divulgação/DP - HE enfrenta crise desde o fim de 2022


Por Cíntia Piegas
[email protected]



O governo federal publicou nesta quinta-feira (26) o chamamento público para contratação emergencial e temporária de empresa especializada na prestação continuada em serviços de anestesiologia para suprir demanda no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel). Pelo termo de referência, a estimativa é de 22 profissionais para plantões diurnos de 12 horas. Por ser em caráter de urgência, foi feita nova dispensa de licitação.

A empresa Ortomed, que venceu o chamamento anterior, iniciou os trabalhos no dia 10 de janeiro, com obrigação de manter um anestesista de plantão por 12 horas diárias. Porém, de acordo com o hospital, a licitada teve dificuldades de cumprir o acordo e o HE rescindiu o contrato.

Paralelamente, uma licitação via pregão eletrônico está em andamento, com abertura de sessão no dia 16 de fevereiro, que prevê a contratação de empresa para prestação de serviço de anestesiologia. As propostas devem ser enviadas até o dia 31 de janeiro, para o e-mail [email protected]. Mais informações pelo telefone (53) 3248-4983.

Falta de cirurgias

A crise no HE vem se arrastando desde a redução de anestesistas e, consequentemente, a diminuição de cirurgias se agravou desde novembro do ano passado. O hospital admite dificuldades para encontrar profissionais. Sem os anestesistas, e somado a outras questões administrativas e funcionais, médicos residentes do HE decidiram entrar em greve na sexta-feira passada (20), quando havia apenas um profissional escalado por plantão de 24h, não realizando dois procedimentos simultâneos. O hospital mantém apenas cirurgias de urgência e possíveis emergências obstétricas. Para suprir a demanda, os profissionais do quadro atual estão fazendo hora extra para efetivação da escala.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rede de saúde bucal fez mais de cem mil procedimentos em 2022 Anterior

Rede de saúde bucal fez mais de cem mil procedimentos em 2022

Dez anos depois, caso Kiss é ferida aberta no coração do Rio Grande Próximo

Dez anos depois, caso Kiss é ferida aberta no coração do Rio Grande

Deixe seu comentário