Igreja Católica
Novidades na festa de Corpus Christi
Este ano data terá novidades; missa ocorrerá na Boca do Lobo, a partir das 15h desta quinta
Atualizada às 09h27min
Por Cíntia Piegas e Laura Marques
Ruas do centro de Pelotas começam a ficar coloridas para simbolicamente receber o Corpo de Cristo, nesta quinta-feira (15). Às 6h30min, centenas de jovens se reuniram na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula para a missa de inicialização. Depois, por volta das 7h30min, os desenhos começaram a dar forma aos paralelepípedos das ruas Senador Mendonça, Andrade Neves e Doutor Amarante, novo percurso que receberá os tapetes e a procissão de Corpus Christi este ano. A missão, para receber melhor os milhares de fiéis será no Estádio Boca do Lobo, às 15h30min. Neste ano o tema será O corpo de Cristo torna-nos casa da palavra, em recordação aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora de Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul.
De acordo com o integrante do Emaús, Elison Bitencourt, cerca de 300 jovens estão engajados na montagem dos tapetes feitos à base de serragem, anilina e lã. "Os temas dos desenhos são definidos em reunião. Nós sempre procuramos contar uma história." Enquanto alguns preparavam o piso para receber o material, outros alegravam o ambiente com música.
O padre Wilson Fernandes, coordenador arquidiocesano de Liturgia e Catequese, adiantou que serão seis grandes tapetes feitos de serragem colorida, representando os temas Povos originários, Biomas brasileiros, Casa da palavra, Ano Mariano, Vocação e Juventude e, por fim, Eucaristia. Ao longo do dia também ocorre a Vigília de Adoração Eucarística, no Santuário da Adoração, entre 7h e 13h.
De acordo com o articulador do setor de Juventude, Luan Rodrigues Silveira, o novo trajeto é para agregar cada vez mais fiéis. "Este é um momento de serviço para Cristo e queremos envolver mais pessoas neste momento de espiritualidade." Para Rodrigues, o amor do Cristo eucarístico não está somente dentro de templo. Ele está na rua. Ao todo, foram três meses de organização por parte do grupo da Juventude da Igreja Católica, envolvido na elaboração dos desenhos e arrecadação do material.
Missa
A grande novidade será o local da tradicional missa de Corpus Christi - desta vez, realizada no estádio do Esporte Clube Pelotas, a Boca do Lobo, às 15h. A Arquidiocese procurou o clube, que concedeu o espaço. O estádio foi o escolhido por comportar um número maior de pessoas; segundo Wilson, o ginásio do Colégio São José não deu conta do público em 2016. Esse ano a disponibilidade nas arquibancadas será de cinco mil lugares. A demanda promete ser grande, inclusive entre turistas, devido à 25ª edição da Fenadoce.
Em seguida, às 16h30, os fiéis saem em procissão até a Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula. O trajeto será guiado pelo arcebispo dom Jacinto Bergmann.
E como a caridade sempre acompanha a religião, o gesto solidário desse Corpus Christi será realizado através da doação de Bíblias, alimentos e produtos de limpeza e higiene. Os donativos podem ser entregues no estádio, durante a missa, ou na Catedral. As festividades oferecem a oportunidade de levar a fé aos espaços públicos, integrando a Igreja e a população. “Este ano o papa pediu que a Igreja seja feita nas ruas.
O Corpus Christi é uma forma de sair do espaço da Igreja e entrar na comunidade”, ressalta Wilson, a respeito da data, com objetivo de propor um diálogo aberto em tempos de tantas crises.
Confira a programação
6h30 - Confecção dos tapetes, nas ruas Doutor Amarante, Andrade Neves e rua Senador Mendonça, em frente à Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula.
7h - 13h - Vigília de Adoração Eucarística no Santuário de Adoração, rua 7 de Setembro, 145.
15h - Missa na Boca do Lobo, estádio do Esporte Clube Pelotas.
16h30 - Procissão pelo mesmo trajeto dos tapetes: rua Doutor Amarante até a rua Andrade Neves, descendo pela rua Senador Mendonça, parando em frente à Catedral.
-124741
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário