Secretariado
Novo secretário é apresentado
Aos 56 anos, Dutra foi diretor da Secretaria de Fazenda nos governos Pedro Simon (PMDB), Alceu Collares (PDT) e Antônio Britto (PMDB)
Gabriel Huth -
Atualizada às 19h07
O novo secretário de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf) da prefeitura de Pelotas é Jairo Dutra.
O nome foi anunciado na manhã desta segunda-feira (24) pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Aos 56 anos e formado em Economia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Dutra possui experiência no setor público: ocupou os cargos de diretor da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz/RS) e de diretor financeiro da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Atualmente, prestava consultoria empresarial para o setor privado e morava em Santa Maria. Jairo foi apresentado pela própria prefeita em coletiva de imprensa.
Ao todo, foram 104 inscritos no processo seletivo lançado em maio pela prefeitura. A seleção, segundo a prefeita, chegou à fase final de entrevistas com três candidatos. “Normalmente a escolha é por conhecimento ou por indicação partidária”, comentou Paula, afirmando que a opção se deu a partir das experiências diversificadas de Dutra. A escolha, ainda de acordo com a prefeita, se firmou nas posições políticas do candidato, muito semelhantes às ideias do governo. Paula relatou que não conhecia pessoalmente Jairo até a última terça-feira (18), quando houve a entrevista final.
Como símbolo da confirmação de Dutra no cargo, Paula entregou ao novo secretário um bottom e o plano de governo da gestão. Ela ainda agradeceu os trabalhos do interino Otoni Sérgio Xavier, que chefiou a Sgaf durante o período de três meses.
Perfil
Jairo informou que não possui filiação partidária. Ele trabalhou, tanto na Sefaz/RS quanto na CEEE, durante os governos do PMDB de Pedro Simon (1987-1990) e depois de Antônio Britto (1995-1999), além da gestão de Alceu Collares (PDT) (1991-1995). Na sua fala de apresentação, Dutra tratou de seus trabalhos no serviço público tendo participado ativamente da privatização da Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT) e de parte, cerca de dois terços, da distribuição de energia elétrica, numa concessão com o prazo de 30 anos. Questionado na coletiva se era favorável à privatização do restante da CEEE, Dutra afirmou que sim. “Não vejo necessidade de o Estado ter banco, empresa de saneamento”, opinou. O novo titular tratou também do contingenciamento de gastos do governo municipal, atualmente em 40%. O norte dado pela prefeita ao novo homem de confiança do governo é “austeridade e equilíbrio fiscal”.
Ao tratar de Pelotas, Jairo admitiu que não conhece muito a cidade além da Fenadoce.
Seleção
Com o anúncio de saída do então secretário José Francisco Cruz, que também capitaneou a pasta durante a gestão anterior, Paula precisou buscar um novo nome. Não encontrando uma pessoas nas suas relações políticas, a prefeita resolveu abrir uma espécie de seleção pública. Os candidatos podiam mandar seus currículos com suas experiências profissionais e a decisão caberia a Paula. Três candidatos foram selecionados para a fase final, que consistia em entrevistas. Na terça-feira (18), Jairo esteve em Pelotas e, no final de semana, soube que ocuparia a cadeira de titular da Sgaf. Dutra conta que aceitou a função no momento que recebeu a notícia. Ele venceu outros 103 candidatos.
Funções da Sgaf
A pasta contém “as chaves do cofre” da prefeitura. Conforme a lei que trata da estrutura administrativa do Poder Executivo municipal, a Secretaria gere e controla as despesas do município. Na apresentação, Paula tratou a Sgaf como “coração” da administração. Cabe à Secretaria também administrar recursos humanos, através de contratos ou concursos, além de bens materiais e patrimoniais. Dentro da prefeitura, é “responsável pelos serviços de medicina, higiene e segurança do trabalho”.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário