CadÚnico

Número de inscritos no CadÚnico sobe 52% em um ano em Pelotas

Mais de 47 mil famílias fazem parte do cadastro público para programas sociais em 2022

Infocenter - Secretaria de Assistência Social promete retornar aos bairros para atualizar cadastros

O volume de famílias integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) pela Prefeitura de Pelotas aumentou 52,3% em 2022, em comparação com o período anterior. O ano passado terminou com 47,5 mil famílias inseridas no sistema em Pelotas, enquanto em 2021 esse número foi de 31,2 mil. O Cadastro é a base de dados do governo federal na qual são registradas as informações das famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

Para o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, o aumento de famílias na lista está relacionado com a grande procura pelo Auxílio Brasil - uma das frentes de distribuição de renda asseguradas pelo cadastro - principalmente no ano passado, quando os valores tiveram reajuste e mais pessoas buscaram pela adesão ao programa. A avaliação é que, no mesmo período, as ações de busca ativa realizadas pela Prefeitura também garantiram uma inclusão maior de beneficiários.

A projeção da pasta é que em 2023 seja intensificado o serviço com o uso de uma unidade móvel que começa a ser montada. Um ônibus doado pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto será adaptado para funcionar como estrutura itinerante para receber as inscrições do CadÚnico. "Com esse veículo poderemos qualificar a busca ativa das famílias em situação de vulnerabilidade", afirma Bündchen.

Entre as adequações previstas para o veículo está a construção de duas salas de atendimento e a instalação de lonas laterais para possibilitar o atendimento externo. O orçamento para as adequações necessárias no veículo já foi garantido, mas ainda não há prazo para a unidade móvel ser concluída.

Atualização próxima da nacional

A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) de Pelotas é de 80,86%, enquanto que a média nacional encontra-se em 81,22%. A TAC é calculada dividindo o número de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até meio salário mínimo e cadastro atualizado, pelo total de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até meio salário mínimo, multiplicado por cem.

"Esses indicativos demonstram que o cadastro no Município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público alvo do Cadastro Único", explica o secretário.

Os indicativos do CadÚnico são usados pelo governo federal para conceder benefícios assistenciais e programas sociais, tais como Auxílio Brasil (Bolsa Família), Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Busca ativa volta até março

A Secretaria de Assistência Social promete retornar aos bairros para atualizar cadastros e fazer busca ativa das famílias. No ano passado, a cada 45 dias, os agentes percorriam uma região pré-determinada para prestar assistência às famílias beneficiárias e atualizar os dados. De acordo com Bündchen, a pausa nos atendimentos aconteceu devido às mudanças nas regras do CadÚnico, com a Secretaria optando por esperar as definições para dar prosseguimento ao serviço. A previsão é de retomada entre fevereiro e março.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ambulatórios cirúrgicos na Famed têm suas atividades temporariamente suspensas Anterior

Ambulatórios cirúrgicos na Famed têm suas atividades temporariamente suspensas

Pelotas registra 27 novos casos de Covid-19 Próximo

Pelotas registra 27 novos casos de Covid-19

Deixe seu comentário