Criatividade
O Centro de Atendimento ao Autista pelos olhos de seus alunos
Exposição fotográfica faz parte das comemorações de aniversário do local e reúne registros dos espaços da instituição
Foto: Carlos Queiroz - DP - Alice diz que fez a atividade mostrando sua coisa favorita
No ritmo das comemorações dos seus nove anos de vida, o Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura se mobilizou para mostrar a instituição através dos olhos de seus alunos. Assim nasceu a exposição fotográfica ‘Olhares Autistas: uma jornada fotográfica pelo Centro de Atendimento’, que começa nesta terça (18) e se estende até dia 25 de abril. Aberta ao público, a exposição reúne fotografias de cerca de 20 alunos do Centro, que usaram a criatividade para apresentar o local.
Os jovens fotógrafos por trás dos registros fazem parte do atendimento em tecnologia assistiva do Centro, que trabalha questões de aprendizagem através de ferramentas como computador, videogames e outros. Uma das pedagogas da área, Messina Medina, conta que a ideia surgiu depois de encontrar uma câmera antiga em um dos armários da instituição. “Foi ali que vi que queria trabalhar fotografia com eles. Amadurecemos a ideia e propomos que eles fotografassem espaços do Centro. Junto com as fotos, também tem legendas com frases ditas por eles sobre o espaço que escolheram”, explica. A professora conta, ainda, que os alunos aceitaram e gostaram muito de participar da atividade.
A animação da turma com a atividade se confirma com a pequena Alice Aires, aluna de dez anos responsável por uma das fotos da exposição. Para representar o que mais gosta na instituição, ela tirou uma foto de si mesma brincando no balanço. “Bem, tirei essa foto porque eu gosto da sensação de quando ando de balanço, principalmente de olho fechado, que dá uma sensação muito boa”, explica. Além do balanço, a menina conta que, dentre as atividades do Centro, também gosta da área de tecnologia e dos jogos educativos online. A exposição, localizada no próprio Centro de Atendimento (rua General Argolo, 1.801) pode ser visitada pelo público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Conquistas através dos anos
A exposição fotográfica é mais uma maneira de celebrar o aniversário do Centro, que completou nove anos no início de abril. Com cerca de 550 alunos, o espaço oferece um atendimento multidisciplinar especializado para alunos da educação infantil até o ensino superior. Para a diretora do Centro, Débora Jacks, o momento é de celebrar a história e continuar pensando no futuro. “O centro foi uma conquista da luta das mães por espaços de atendimento e foi o primeiro espaço que atende autistas e está ligado à [secretaria de] educação”, relembra.
Mantido pela Prefeitura, o Centro conta com diferentes parcerias com universidades, empresas e organizações. Atualmente, o local é campo de pesquisas, estágios, atendimento aos autistas e seus familiares, e referência de formação continuada na área de educação. “O Centro não vem crescendo só em números de atendimentos, mas também na diversidade de atendimentos. Nosso coração é o atendimento aos jovens, crianças e adultos, mas permeando esse atendimento estão as outras atividades que também desenvolvemos”, avalia.
Mais motivos para comemorar
Além da celebração do aniversário, a diretora do Centro também destaca outro motivo de festa. Ontem, o governo do Rio Grande do Sul anunciou a criação de 30 Centros de Atendimento em Saúde especializados em TEA no Estado, com um investimento estimado em R$ 2,1 milhões. “É um dia especial para nós por saber que vai ampliar o atendimento em todo o estado e que esse atendimento é inspirado no nosso centro e no nosso trabalho”, comemora Débora.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário