Terceira idade

O ensino resgata a terceira idade

Programa da UFPel oferece a pessoas com mais de 60 anos a chance de voltar a estudar

Paulo Rossi -

Por: Laura Marques

Os idosos pelotenses que desejam dar uma nova chance aos estudos têm um espaço garantido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) através da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), Programa de Desenvolvimento Institucional. No dia 27 de março foram entregues os certificados de conclusão a 41 estudantes, integrantes da primeira turma formada pelo programa. Leitura e produção midiática, filosofia, informática e educação patrimonial são algumas das disciplinas ofertadas que prometem resgatar a autoestima, promover a qualidade de vida e integrar os idosos à vida acadêmica.

A turma graduada neste ano iniciou as atividades em abril de 2016 - 60 alunos ingressaram e 41 concluíram o curso. Com o total de 30 semanas de aula, os idosos tiveram a oportunidade de trabalhar a reflexão crítica, a estimulação cognitiva e aprender a utilizar as redes sociais e a internet, além discutir questões filosóficas e conhecer o patrimônio histórico de Pelotas. O programa, que conta com estudantes voluntários e quadro de professores de vários cursos, não pretende somente preencher uma lacuna na rotina do idoso e sim oferecer conhecimento para a vida toda.

A aposentada Maris Damasceno, de 69 anos, foi uma das alunas da Unati. Nos últimos meses ela experimentou uma rotina fora do comum - todas as segundas-feiras ia até o Campus Anglo para aprender, criar novos laços de amizade e experimentar o ambiente acadêmico. E já anuncia: vai se inscrever para participar da próxima turma e dar continuidade aos estudos. A aposentada declara que, depois de muitos anos sem estudar, voltou a se sentir jovem nas salas de aula da faculdade.

Outro exemplo de perseverança é Daniza Campos, aposentada que trabalhava como assistente social. Aos 69 anos de idade, Daniza mostrou para amigos e família que nunca é tempo de parar: já graduada em Serviço Social e Ciências Sociais, voltou à universidade para aprender ainda mais. Emocionada, elogiou os estudantes voluntários e professores da Unati, afirmando que através deles “consegui despertar de uma rotina e ver que eu era capaz”.

Novo grupo
A coordenadora do programa e professora da Escola Superior de Educação Física (Esef), Adriana Cavalli, afirma que o programa deve ampliar as vagas de 20 para 25 alunos por disciplina e expandir o quadro de docentes para diversificar as matérias que serão incluídas no próximo semestre. A coordenadora ainda ressaltou que é direito de todas as pessoas terem acesso à universidade, instituição que possui todos os saberes e que pode proporcionar atividades de integração e um espaço de socialização à terceira idade.

Ainda neste mês a UFPel lançará um edital para quem deseja se inscrever no próximo semestre do curso, com início previsto para o mês de maio. Aqueles que já fizeram parte do programa têm vaga garantida, mas, ainda assim, devem participar do processo de inscrição. Para se inscrever só é preciso ter 60 anos ou mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O autismo no foco do debate Anterior

O autismo no foco do debate

Município vai doar material de construção Próximo

Município vai doar material de construção

Deixe seu comentário