Ação cultural

O mundo mágico que as letras nos revelam

Encontros promovidos pela Academia Pelotense de Letras unem escritores e professores

Paulo Rossi -

Desvendar o mundo pelas letras. O convite é, no mínimo, instigante. E virou tema de debate entre escritores e professores na manhã de sábado (01) em Pelotas. A iniciativa da Academia Pelotense do Letras (APL) quer justamente isso: fomentar a formação de novos autores. Daí o contato direto com os educadores, multiplicadores do gosto pela leitura e pela escrita. A expectativa é de que os encontros, periódicos em 2017, também contem com a palavra e a inspiração de jovens escritores.

"Este é um momento para troca de ideias e de experiências. É uma grande roda de conversa", resume a psicóloga e escritora Marlise Flório Real, coordenadora dos encontros. E para que fluíssem os depoimentos, a edição ganhou a participação da arteterapeuta Daniela Meine, que desenvolveu dinâmica com os professores: um desafio de formar frases com cinco palavras - já recortadas de jornais e revistas - pegas aleatoriamente.

Os encontros se transformam em oportunidade para os profissionais também desacelerarem das pressões do dia a dia, compartilharem questões atuais de comportamento dos alunos e, acima de tudo, pensarem estratégias para tornar o processo de aprendizagem leve para quem ensina e gostoso para quem recebe.

A importância do estímulo
A escritora Arita Godoy não tem dúvida: imaginação todos têm. Basta estímulo para as ideias serem arremessadas para fora e tomarem o papel. Foi o que aconteceu com ela, por duas vezes. Primeiro, foi depois do incentivo do marido que tomou coragem para transportar as tramas que giravam a mente em histórias de ficção. Depois, foi através dos enredos contados aos netos, com riqueza de detalhes, que surgiu a provocação - dos próprios pequenos - para escrever também ao público infantil.

E assim já se vão oito obras lançadas, afora a participação em livros de outros autores. "Basta botar a imaginação para fora. Despertar o que está escondido", resume Arita Godoy.

PARA PARTICIPAR
Professores das redes pública e privada, das zonas rural e urbana, estão convidados a participar dos encontros Desvendando o Mundo pelas Letras. A atividade integra a programação do Salão do Livro do Autor Pelotense, promovido pela Academia Pelotense de Letras com o apoio da Livraria Vanguarda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 99157-2769.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Furto de instalações elétricas deixa condomínios sem água

Cresce a demanda por acompanhamento psicológico entre universitários Próximo

Cresce a demanda por acompanhamento psicológico entre universitários

Deixe seu comentário