Turismo

O segredo de encantar-se para encantar

Na Semana Municipal do Turismo fica a reflexão sobre a importância de os próprios moradores envolverem-se no processo de bem receber

O objetivo é claro: encantar-se para poder encantar. O alvo que se quer atingir também é claro: fazer com que os próprios moradores de Pelotas descubram as belezas dessa terra, desbravem histórias por trás de histórias oficiais e se comprometam em bem receber quem desembarca por aqui. Neste sábado (30), seguindo a lógica de promover o encantamento, será realizado o 1º City Tour Acessível. Um roteiro destinado a pessoas com deficiência, com três paradas: Centro Histórico, Museu da Baronesa e praias do Laranjal.

Nesta quarta-feira, a audiência pública Turismo em Pelotas: desafios e potencialidades foi realizada na Câmara de Vereadores. O encontro - proposto pelo parlamentar Daniel Trzeciak (PSDB) - virou oportunidade para se conhecer as ações que já passaram a ser desencadeadas para que até 2024 a cidade tire o Plano Municipal do papel. Até agora, 6,6% das metas já foram executadas e 38,7% estão em execução e dependem de trabalho contínuo.

Foi o balanço apresentado pela diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lizandra Cardoso. Em uma fala de motivação a quem aposta no setor, aproveitou para fazer chamamento à comunidade: “Todos precisam estar engajados no bem receber”. Não apenas as redes hoteleira e gastronômica e as agências de turismo receptivo. Profissionais, como taxistas e frentistas também devem estar sensíveis a esse processo, já que o visitante tende a retornar à medida que se sinta acolhido - lembrou Lizandra.

Já é realidade
Ao falar em nome do Sebrae, Jussara Argoud fez rápido histórico do trabalho desenvolvido desde 2002, através do Arranjo Produtivo Local (APL) do Turismo na Costa Doce. Como turismóloga, reforçou a importância de um esforço coletivo, mencionou várias rotas que têm se consolidado com sucesso na região - como o Caminho Pomerano, em São Lourenço do Sul; Pelotas Colonial; Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande; Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Tavares; Morro de Amores, em Morro Redondo - e foi taxativa: “Já não digo que temos potencial ao turismo. Nosso turismo é realidade”. Os projetos, entretanto, devem ser idealizados e integrados, de modo a vários municípios ganharem simultaneamente, ao voltar o olhar para um mesmo visitante.

Confira algumas ações das Câmaras Temáticas (*)
1) Infraestrutura
> Colocação de placas de sinalização é uma das principais metas. Até agora, em 2017, 50 já foram instaladas e outras 38 estão programadas.

> Qualificação de sanitários públicos e iluminação de praças e prédios históricos também integram a lista de prioridades.

2) Gestão e legislação
> Guia de Informações Turísticas em braile e rampas de acessibilidade no Mercado Central viraram realidade, recentemente.

> Totens e cardápios em braile também estão programados.

> Um decreto, para definir formas de arrecadação para o funcionamento do Fundo Municipal de Turismo, deve sair do papel em breve.

3) Sustentabilidade e sensibilização
> Palestras de capacitação com turmas de Jovem Aprendiz e cursos de sensibilização com profissionais,
como taxistas e frentistas já passaram a ser realizados.

> O aplicativo Pelotas Tem concentra informações, como a agenda dos principais eventos da cidade.

> Material ilustrativo e jogos também foram confeccionados para desenvolver o gosto pela história de Pelotas entre a criançada

4) Promoção e comercialização
>A criação de uma Rota das Charqueadas está entre as prioridades.

> Consolidar eventos que já existem, como Fenadoce, Festival Internacional Sesc de Música, Virada Cultural e Dia do Patrimônio também desponta entre as metas para fomentar o turismo.

> Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae, em outubro, será mais uma oportunidade para as cidades da região identificarem e pensarem projetos coletivamente, para que cada uma delas coloque suas potencialidades “à venda”.

(*) Os temas servem de pauta para atuação do Conselho Municipal de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Participe do City Tour Acessível!
O passeio gratuito, programado para este sábado à tarde, contará com transporte especializado. As vagas, limitadas, são dirigidas a pessoas maiores de 18 anos. A saída será do largo Edmar Fetter, às 13h30min, com primeira parada no Centro Histórico. O passeio também inclui visita ao Museu da Baronesa e às praias do Laranjal. Os participantes receberão o roteiro impresso e áudio-descrição feita por voluntários do Turismo. As inscrições podem ser feitas pelo site.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sorteio da Mega-Sena acumula de novo

Correios entram com processo de dissídio coletivo no TST Próximo

Correios entram com processo de dissídio coletivo no TST

Deixe seu comentário