Pelotas
Obras dão novo rosto à cidade
Ruas e avenidas continuam em fase de modificação. Reestruturações devem ser finalizadas até 2017 e melhorar a mobilidade em vários bairros
Paulo Rossi -
Entre máquinas, poeira e barulho. Conviver com obras de grande porte na maioria das vezes é incômodo. Por outro lado, há quem prefira enxergar a médio e longo prazo e, assim, encarar com mais tolerância os esforços exigidos por uma obra. O projeto do PAC Mobilidade, do governo federal, desde o início do ano continua movimentando o município. O Diário Popular percorreu seis das principais vias impactadas pelas obras para conferir o andamento dos trabalhos. Todas as alterações são custeadas com valor de contrapartida da prefeitura de Pelotas. As estruturas devem ser concluídas até o próximo ano.
Roberto Amaral, 54, morador da avenida Domingos de Almeida, está confiante com a mudança: "Vai melhorar muito". Ele acompanha o andamento das obras da calçada de casa, de frente para a via. Em todos os casos, contudo, os moradores que convivem com a movimentação estão na expectativa de melhoria em mobilidade. "Por enquanto não dá pra andar de moto aqui, muita pedra. Bicicleta eu nem penso, mas, quando ficar pronto vai fluir melhor", acredita Roger Souza, 26, morador da Domingos de Almeida. Na 25 de Julho, a poeira também participa do cotidiano do metalúrgico Cleiton Thonk, 42, mas ele pouco se importa. "A única coisa que atrapalha é ter que gastar mais uns quatro quilômetros enquanto a saída está fechada", diz.
As obras em avenidas e ruas estão divididas por contratos, explica o coordenador da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), Jair Seidel. Assim, elas estão agrupadas em lotes de investimentos milionários. Os trabalhos em andamento ainda devem se estender até o próximo ano. De acordo com Seidel, houve poucas alterações no cronograma; de maneira geral os projetos devem ser entregues no tempo pretendido. Ele ressalta que as alterações não são realizadas simultaneamente, portanto o tempo diferente de conclusão. Confira a situação de algumas obras ainda não concluídas.
Fase das obras
*Avenida Salgado Filho: R$ 10.030.849,76
O trabalho é realizado em três trechos: próximo à República do Líbano; no entroncamento com a rua Visconde de Pelotas e no cruzamento com a Zeferino Costa. As obras contemplam duplicação e pavimentação em trecho de 3,5 quilômetros, entre República do Líbano e Fernando Osório.
De acordo com Seidel, 90% das obras de asfalto estão concluídas. Os novos sistemas de drenagem e rede de esgoto também estão concluídos. Ainda não estão prontas a ciclofaixa, a sinalização, as calçadas e as rampas de acessibilidade.
*Rua João Jacob Bainy: R$ 5.168.952,00 e avenida Zeferino Costa: R$ 5.584.264,00
A atualização da rede de esgoto e drenagem pluvial está concluída nos trechos, em ambas. A pavimentação também está quase pronta, agora em fase de pintura. Seidel estima que nos próximos 15 dias seja colocada a sinalização horizontal e vertical.
A requalificação compreende 1,3 mil metros da Zeferino Costa (entre Salgado Filho e Doutor Augusto Simões Lopes) e mil metros da João Jacob Bainy, no trecho sem pavimento entre a Santiago Dantas e a avenida Francisco Caruccio. Na Jacob a fase é de colocação da última capa de asfalto.
*Avenida 25 de Julho: Trecho I - R$ 4.904.008,53 / Trecho II - R$ 932.516,74.
São recursos oriundos somente do município.
A prefeitura trabalha na colocação de rede de esgoto e na base para o asfalto em trecho de 600 metros, entre o Loteamento Ilha da Páscoa e a BR-116. A pavimentação está 50% concluída - em dois quilômetros de extensão, com 8,5 metros de largura, do trecho entre a rua São Luiz e a BR-116.
As obras de drenagem e redes de esgoto estão prontas. Falta ainda serviço sobre as calçadas com rampas de acessibilidade, sinalização e ciclofaixa.
*Avenida Duque de Caxias: R$ 18.734.000,00
Aqui está o investimento mais alto. Na via do Fragata a pavimentação foi 45% executada. A colocação das redes de esgoto e drenagem está em andamento, junto da recuperação do corredor de ônibus e capeamento asfáltico. Será construída uma ciclovia (de cerca de quatro metros de largura) e travessias seguras.
A fase final da obra prevê a construção de calçadas com rampas de acessibilidade; paisagismo e mobiliário urbano; sinalização e iluminação. O trecho que receberá as intervenções é compreendido entre a BR-392 e a rua Professor Araújo.
*Avenida Domingos de Almeida: R$ 10.623.221,00.
O trecho apresenta 20% da pavimentação pronta. No momento, as equipes trabalham na colocação de redes de drenagem, em trecho compreendido entre avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e rua Comendador Rafael Mazza. Até a altura do monumento Obelisco a base para asfalto já foi colocada.
Itens como construção de abrigos; baias de concreto; ciclovias (largura de 2,5m) e rampas de acessibilidade; paisagismo e mobiliário urbano; sinalização e iluminação ainda estão longe de começar a aparecer.
*Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira: R$ 6.135.000,00
As obras de drenagem estão prontas e a base para o asfalto está 80% concluída. A pavimentação no entroncamento de Domingos de Almeida e Ferreira Viana está 95% finalizada. O projeto prevê também a construção de rotatórias, abrigos com baias de concreto, ciclovias dos dois lados da via e uma ponte; paisagismo e mobiliário urbano; sinalização e iluminação pública, nos seguintes trechos: entre a avenida Bento Gonçalves e a rua Barão de Butuí; e entre as avenidas Domingos de Almeida e Ferreira Viana.
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