Fiscalização

Operação contra irregularidades na Bento

Blitz na avenida faz parte de esforço para reduzir criminalidade e perturbação do sossego

Carlos Queiroz -

Uma operação integrada foi realizada na madrugada de domingo (10) em um dos pontos mais movimentados de Pelotas aos finais de semana, a avenida Bento Gonçalves. Juntas, Brigada Militar (BM) e Guarda Municipal (GM), além de agentes de trânsito e fiscais da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) bloquearam parte da via e do canteiro central entre as ruas Deodoro e Andrade Neves.

Durante três horas e meia, entre 0h30min e 4h, adolescentes e adultos que costumam se concentrar no local foram abordados, carros e motos foram vistoriados e estabelecimentos fiscalizados. Cenário bem diferente do mostrado pelo Diário Popular no dia 8 de agosto, quando a reportagem flagrou menores de idade consumindo bebidas alcoólicas, carros com som alto e diversas infrações de trânsito sem qualquer presença de fiscalização. Desta vez, no entanto, duas pessoas foram pegas em flagrante por roubo e dez veículos com documentação irregular foram recolhidos.

De acordo com o subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Marcio André Facin, ações como a realizada na Bento estão ocorrendo em diversos pontos da cidade para garantir a tranquilidade de moradores das regiões atingidas. “A cada operação destas percebemos uma queda no número de chamadas para a nossa sala de operações, que os casos de violência e criminalidade durante a noite diminuem, por isso a importância dessa colaboração entre todos os órgãos públicos”, explica.

A operação surpreendeu quem estava na rua e muitos jovens fugiram assim que as viaturas chegaram à avenida para o início da blitz. Clientes de bares e restaurantes se assustaram com a correria e saíram para ver o que estava acontecendo. Em sua maioria, assim como quem vive no local, apoiaram a fiscalização. “A concentração aqui é muito grande. Além da insegurança, pois até tiros já tivemos na esquina, tem também a bagunça, bebida, consumo de drogas. Fica quase impossível dormir aos finais de semana”, comentou uma moradora que chegava em casa com os filhos por volta de 1h30min.

Após o fim da fiscalização na Bento, a BM seguiu para o Laranjal, onde havia denúncias de motoristas disputando rachas. No fim da noite os policiais militares ainda circularam em saídas de festas do Centro. Em ambos os casos, nenhuma ocorrência foi registrada.

Foco unificado
Apesar da intenção de também promover a operação em outros pontos monitorados e de grande concentração, a blitz de domingo ficou restrita apenas à Bento, tamanha a quantidade de revistas que precisaram ser feitas pela BM e GM e o intenso movimento de carros e motos abordados pelos agentes de trânsito. A ideia é repetir blitze semelhantes todos os finais de semana em diferentes regiões da cidade.
“Estes pontos críticos exigem este tipo de intervenção com a união de todos. Somente agentes de trânsito, brigadianos ou guardas municipais não conseguem”, avalia o coordenador de operações da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Leonardo Nickel.

Um motorista que tentou fugir da blitz chegou a causar um acidente por volta das 3h30min, mas logo foi alcançado por uma das viaturas. Ao enxergar os agentes, o Fiat Prêmio tentou escapar andando de ré, na contramão, pela Deodoro e bateu em um Hyundai HB20 estacionado. O motorista foi perseguido e, após abordado, foi multado por não possuir carteira de habilitação (CNH) e ainda teve o carro guinchado por licenciamento vencido.

Os números da operação

►5 órgãos envolvidos

►Brigada Militar

►Guarda Municipal

►Vigilância Sanitária

►Sec. Municipal de Transportes e Trânsito

►Sec. Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana

►12 viaturas e 31 agentes da BM, GM, SMTT e prefeitura envolvidos

►37 multas por licenciamento atrasado de veículos, ausência de CNH e outras infrações

►10 veículos guinchados, sendo 4 carros e 6 motos

►2 prisões por roubo a pedestre

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um sonho mais perto da realidade Anterior

Um sonho mais perto da realidade

Receita Federal deflagra Operação Conexão Venezuela no Rio Grande do Sul Próximo

Receita Federal deflagra Operação Conexão Venezuela no Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário