Estilo Pet
Os perigos do sedentarismo nos gatos
Brincadeiras e atividades são essenciais para evitar a inatividade nos felinos
Jô Folha -
O sedentarismo nos gatos é um fator bem comum que pode ter sérias consequências como obesidade, depressão e problemas de pele. Para evitá-las, uma boa saída é instigar o felino com brinquedos e atividades adequadas. Outro fator importante é que este estímulo ao animal parta do dono. Sozinho, o gato dificilmente irá se exercitar.
A psicóloga canina Joana Pinho e o médico veterinário Ricardo Oliveira dão dicas de brinquedos e atividades para o bichinho. Segundo eles, bolinhas, novelos de lã, cordas e bolas de meia são os preferidos pelos gatos. Caixas de papelão, barracas infantis e acessórios com luzinhas também atraem a atenção dos felinos. Algumas atitudes simples, como deixar os potes de água e de comida longe um do outro, já vão fazer o animal se movimentar mais, aconselham.
Se o gato não for estimulado, ele vai se tornar sedentário e suas únicas atividades serão comer e dormir, alerta o veterinário. A obesidade é uma doença atrelada à inatividade dos gatos que pode acarretar em outras enfermidades como diabetes e problemas hepáticos. A doença do trato urinário inferior, que tem como sintomas a dificuldade de urinar e a urina com sangue, também é uma consequência do sedentarismo nos felinos. A depressão é outro efeito da inatividade nos gatos. Eles são mais propensos a desenvolver a doença, fator que pode ser evitado com brincadeiras e atividades, explica Joana.
A participação do dono nas atividades é fator decisivo para atrair a atenção do animal. Segundo a psicóloga, se o gato estiver sozinho ele vai preferir dormir a se exercitar. Um ambiente com prateleiras, lugares que o animal possa escalar e brinquedos escondidos também são dicas dos profissionais para manter os felinos sempre ativos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário