PPCIs
Parceria entre Aliança Pelotas e Bombeiros prestes a encerrar
Entidade contratou seis bolsistas para trabalharem na análise de Planos de Prevenção Contra Incêndios no município
Jô Folha -
Enfrentando a falta de efetivo para analisar alvarás de Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), em Pelotas, firmou uma parceria para agilizar processos no início de agosto. Uma força-tarefa da Aliança Pelotas, formada por entidades da cidade, contratou seis bolsistas dos cursos de Engenharia Civil das Universidades Católica e Federal de Pelotas a fim de dar agilidade para a questão.
Atualmente, apenas três estudantes seguem atuando em conjunto com os bombeiros e o contrato termina amanhã. De acordo com o chefe do Comando Regional da corporação, major André Silvério, os estagiários realizaram mais de 400 análises e mais de 1,5 mil atividades. Um relatório final será entregue e as entidades analisarão a continuidade ou não com a parceria.
Conforme Gilmar Bazanella, que coordena a Aliança Pelotas e é presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), as documentações tiveram melhora no prazo de análise a partir do uso da internet. “Em torno de 80% do comércio se enquadra nas novas metragens, então pra nós está sendo bom, mas os empreendimentos maiores ainda encontram dificuldade para liberação”, pondera.
A lentidão é mais sentida em empreendimentos como os da construção civil. Para o vice-presidente do Sindicado da Indústria da Construção Civil (Sinduscom), Ubirajara Leal, os processos continuam a passos vagarosos. Em casos de alta complexidade, ou grandes obras, a espera por um alvará chega a durar até seis meses. O Sinduscom pretende realizar ainda nesta semana uma reunião com o comandante da corporação para tratar do tema. “Não entendo o por quê, mas os projetos de média e alta complexidade são analisados em Rio Grande”, questiona Leal, que também é secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária.
Parceria
Os bolsistas foram contratados via um acordo de cooperação técnica entre Aliança Pelotas e Corpo de Bombeiros. A partir dessa parceria viabilizam bolsas a alunos de Engenharia Civil da UFPel e UCPel, que passam a receber comerciantes e empresários para análise de processos e auxílio aos bombeiros em questões burocráticas. De acordo com o comandante regional, major André Silvério, no final do contrato os estudantes farão uma prestação de contas sobre os trabalhos realizados e uma reunião deve definir se dá ou não a permanência da parceria. A Aliança Pelotas é formada por entidades como o Centro das Indústrias de Pelotas, Associações Comercial e Rural de Pelotas, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sinduscom, (Sindilojas) e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário