Seleção

Parque Tecnológico abre edital de seleção

Empresas consolidadas e pós- incubadas terão nove dias para se inscrever e tentar uma das 21 vagas

Jô Folha -

A ocupação do Pelotas Parque Tecnológico (PPT) por 21 empresas de base tecnológica está mais próxima de acontecer. Na sexta-feira a associação Tecnosul publicou o edital de seleção aguardado desde 2009, quando o projeto era iniciado, e os interessados podem se inscrever entre 15 e 23 deste mês. A expectativa é de que estejam em funcionamento no novo endereço até julho.

Conforme o edital, publicado pela associação que administra o PPT desde o dia 18 de abril, composta por prefeitura, universidades Federal (UFPel) e Católica (UCPel), Senac, Embrapa, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Sindicato das Empresas de Informática (Seprorgs), Associação Comercial de Pelotas (ACP) e Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), serão oferecidas oito vagas para empresas consolidadas e 13 para as pós-incubadas ou startups. As interessadas devem atuar em tecnologia da informação e comunicação, indústria da saúde ou indústria criativa, e preencher alguns pré-requisitos que serão avaliados por bancas do Tecnosul, como: possuir projetos exercidos em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT); ter engenheiros ou pesquisadores; integrar o Arranjo Produtivo Local (APL); indicar a viabilidade técnica e econômica do projeto de pesquisa, assim como potencial de crescimento, e apresentaruma análise sobre o diferencial tecnológico que represente avanço na área. 

“Chegou a hora aguardada” afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, que também é presidente do Conselho de Administração da Tecnosul - Parque Científico e Tecnológico. Devido à grande procura por parte das empresas, a estimativa de ocupação neste primeiro edital é de ao menos 70% da capacidade, informou ele. Os interessados pagarão mensalmente R$ 20,00 por metro quadrado, mais energia elétrica. O contrato das startups é de 12 meses, com renovação para até cinco anos. No caso das consolidadas não há limite de tempo, com a permanência condicionada aos interesses do PPT e da própria empresa.

A partir do desenvolvimento tecnológico no Parque, o secretário prevê mais discussões sobre o processo Cidade Digital. O projeto amplia o contato do governo com os cidadãos, através da disponibilização de serviços usando tecnologias digitais, a exemplo de liberação de alvarás, marcação de consultas e acompanhamento do itinerário do transporte público, já em funcionamento. A ampliação das redes wi-fi gratuitas também está inclusa. Para isso a integração no PPT entre Poder Público, empresas privadas e academia tem tanta importância, destacou Estima, pois aproxima estudantes de investidores. O estímulo ao desenvolvimento técnico pode transformar Pelotas numa cidade referência, o que também influencia na arrecadação no município.

As primeiras salas ocupadas devem ser as destinadas às incubadores tecnológicas da UCPel, a Ciemsul, e da UFPel, a Conectar, que já apresentaram seus projetos. Entre quem trabalha no PPT o desejo é de que o espaço silencioso seja logo preenchido pelo movimento e o barulho das novas ideias. “Quanto antes, melhor”, disse o diretor-executivo do Parque, Cristian Kuster, que aguarda a circulação diária de 350 pessoas.

Cronograma
►5 de maio - Lançamento do edital

►15 a 23 de maio - Período de inscrições

►24 a 26 de maio - Conferência da documentação para a habilitação

►28 de maio - Publicação das empresas habilitadas

►29 a 30 de maio - Análise da qualificação técnica

►31 de maio a 2 de junho - Defesa oral dos projetos

►8 de junho - Publicação dos selecionados

* Após a aprovação, as empresas têm dez dias para assinarem o contrato e um período de até 30 dias para instalação, a contar da data da assinatura. O edital completo pode ser conferido no site do Parque Tecnológico, através do link pelotasparquetecnologico.com.br/#editais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Alpinista morre no Everest

Próximo

Morte de jornalista é analisada pela Corte Interamericana

Deixe seu comentário