Obras
Pavimentação da avenida 25 de Julho deve ser concluída este mês
Trânsito deve estar liberado no local até o dia 31; ainda faltam asfaltar 500 metros da rua
Paulo Rossi -
Na avenida, homens e máquinas trabalham contra o tempo. É que o prazo dado para a entrega da pavimentação da 25 de Julho, na Zona Norte de Pelotas, termina no fim do mês. O trânsito deve estar liberado no local até o dia 31. Ainda faltam asfaltar 500 metros da rua.
Depois de quase 20 anos residindo no mesmo local, este será o primeiro verão que a família de Márcia Karnopp e as de outras dezenas de moradores da região não terão que enfrentar o pó em dias secos, nem a lama nos dias de chuva. Durante o período das obras, os moradores enfrentaram dificuldades no acesso e falta de transporte coletivo. “Não tem como não abrir mão de alguma coisa, todo mundo tem que se sacrificar”, afirma Márcia.
A obra começou em fevereiro de 2016 e tinha previsão de entrega em 12 meses. A empregada doméstica Aline Ribeiro conta que os problemas respiratórios do filho mais velho, de nove anos, se agravaram com a poeira que vinha da rua de chão batido. “Dentro de casa não era nem pó, era terra mesmo”, relembra. Ela comemorou quando o asfalto chegou, mas relata que, em dias de muita chuva, a água já se acumula na pista.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Paulo Morales, garante que a pista foi elevada em quase dois metros em alguns pontos e que, assim que a obra estiver concluída, o problema não deve se repetir. A rede de esgoto e drenagem pluvial foi refeita.
A próxima etapa da revitalização da avenida 25 de Julho começa em fevereiro. Estão previstas obras de passeio, sinalização, paisagismo, colocação de paradas de ônibus e iluminação. A entrega está prevista para o fim de março.
Investimento
As obras no trecho de dois quilômetros de extensão e 8,5 metros de largura - entre a rua São Luiz e a BR-116 - começaram em fevereiro do ano passado. O investimento totaliza R$ 10,7 milhões em recursos federais, provenientes do PAC Pavimentação. A contrapartida da prefeitura foi de R$ 1 milhão, vindo da nova planta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Interrupção no trânsito
Hoje, mais adiante das obras de pavimentação, já no entroncamento com a rua Jacob Bainy, o trânsito será interrompido. A partir das 8h equipes do Sanep estarão no local, trabalhando na canalização do esgoto. A previsão é de que o trânsito seja liberado no fim do dia, no término do serviço.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário