Cobrança
Pedido de socorro no bairro Fragata
Moradores da rua Eduardo Guimarães convivem há meses com esgoto a céu aberto na frente de suas residências
Paulo Rossi -
Há quase um ano os moradores da rua Eduardo Guimarães, bairro Fragata, em Pelotas, convivem diariamente com esgoto na porta de casa. Na segunda-feira (31) um protesto foi feito para cobrar das autoridades a resolução do problema. A via não é pavimentada, não conta com rede de esgoto e os canos de drenagem estão cheios de terra.
Márcio Nunes morou a vida inteira no local. Há pelo menos dez anos reclama da situação à prefeitura, disse. Como a rua não é pavimentada e não possui rede de esgoto, a responsabilidade da manutenção do sistema de drenagem não é do Sanep, mas sim da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui). Na terça, após meses de espera, uma equipe do órgão foi ao local para limpar os canos e as caixas de esgoto. A iniciativa serve para amenizar o problema e é uma solução a curto prazo, segundo o diretor operacional da Ssui, Gabriel Manske.
Valdeci Dias reside há 25 anos na via e está quase perdendo as esperanças de ter o problema resolvido. Sobre a limpeza feita pela Ssui, comentou: “Isso não vai adiantar”. Ele lembrou que, apesar de a limpeza ser feita, o problema retorna meses depois. Quando chove, a situação da rua piora e os moradores são obrigados a passar pelo esgoto. “Ainda esperamos que alguém faça algo por nós.”
A solução definitiva pode estar em uma obra que se encontra parada. A rua deveria ser revitalizada através do PAC Farroupilha, programa que prevê pavimentação, construção da rede de esgoto e de drenagem. Porém, ela foi interrompida porque a empresa responsável abandonou a obra. Paulo Morales (PSDB), secretário de Planejamento e Gestão, afirma que o projeto foi refeito e será licitado novamente até o fim do ano. Assim, as requalificações deverão ser retomadas e o problema deverá, finalmente, ser resolvido.
PAC Farroupilha
As obras na Vila Farroupilha, que contemplaria a rua Eduardo Guimarães, se iniciaram no governo do ex-prefeito Fetter Júnior (PP). O plano previa a pavimentação de 27 ruas e travessias, além da construção de habitações, rede de esgoto e drenagem. Quando concluídas, as ações deveriam contemplar mais de 1,3 mil famílias.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário