Programação Farroupilha

Pelotas dá início aos festejos da Semana Farroupilha

Sem ocorrer nos últimos dois anos por causa da pandemia, o retorno das comemorações tradicionalistas está recheado de expectativas

Carlos Queiroz -

A fusão da Chama Crioula com a Chama da Pátria dá início oficialmente, nesta quarta-feira (14), à programação da Semana Farroupilha em Pelotas. O ato marcado para as 15h no Altar da Pátria, no parque Dom Antônio Zattera, também contará com a distribuição da centelha aos CTGs e entidades gaúchas, além da abertura da 6ª Gincana Tradicionalista da Paz (Solidarte).

Com a temática As etnias do gaúcho, até o dia 20 de setembro, as nove entidades que integram os festejos organizados pela 26ª Região Tradicionalista (26ª RT) realizam uma programação repleta de diversas atrações, como shows, oficinas, bailes, mateadas, jantares e almoços. Após dois anos sem a realização presencial das tradicionais comemorações, a Semana Farroupilha de 2022 é cercada de muitas expectativas.

Uma das entidades que se prepara desde julho é a União Gaúcha Simões Lopes Neto, a mais antiga do Estado. De acordo com o patrão Romualdo Cunha Júnior, setembro é sempre duplamente especial, pois no dia 19 é comemorado o aniversário da UG, que em 2022 completa 123 anos.

"A expectativa é das melhores, ano passado nós celebramos a Semana Farroupilha, mas muito remotamente. Agora, estamos com uma programação diversa. Até porque a União completa mais um ano de existência, por isso tem esse valor mais especial ainda", declara Romualdo Júnior.

A segunda instituição gaúcha mais antiga de Pelotas, o CTG Thomaz Luiz Osório destaca já estar com todas as rondas planejadas para a Chama Crioula. Além disso, o patrão Marcelo Crizel ressalta que a Semana foi muito bem planejada para compensar a falta que as comemorações fizeram. "A ansiedade é muito grande, pois são dois anos sem desfile, sem uma Semana Farroupilha bem planejada e o pessoal que gosta sente muita falta".

Solidarte
O coordenador da 26ª Região Tradicionalista, Márcio Corrêa, aponta que um dos focos principais da programação é a Gincana Tradicionalista da Paz. Ele explica que apesar das dificuldades que diversas entidades estão enfrentando nesse retorno, há um empenho nas atividades sociais como a doação de sangue e arrecadação de alimentos. "A gente pode contribuir com as pessoas que estão precisando mais do que nós", comenta.

A iniciativa surgiu para que as entidades possam contribuir mais ativamente com a sociedade. Nesta edição, o objetivo principal da gincana são as doações de sangue ao Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) e à Santa Casa. "Porque eles estão precisando muito. Queremos acentuar as doações dos tradicionalistas para essas duas instituições", completa Corrêa.

Aproximação com a tradição
Márcio Corrêa ainda reforça o convite para o público frequentar a entidade mais próxima de sua casa nesses sete dias da Semana Farroupilha. O objetivo é visitar o local, se conectar com o tradicionalismo gaúcho e estar um pouco à frente da Chama Crioula. "Que tenha essa aproximação não só em setembro, mas em todos os meses do ano. Peço que a comunidade se aproxime das instituições tradicionalistas, que venha cultivar a esta Semana nesta tão sonhada, retomada", solicita.

Desfile do dia 20
O tradicional desfile do dia 20 de setembro, próxima terça-feira, está marcado para as 10h, na avenida Bento Gonçalves. Irão participar cerca de 780 cavalarianos e a expectativa é de que 21 veículos de transporte participem do evento, além de diversas instituições a pé.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obrigatoriedade de vagas na educação infantil em discussão Anterior

Obrigatoriedade de vagas na educação infantil em discussão

Melhor doce de leite da Expointer é feito na Zona Sul Próximo

Melhor doce de leite da Expointer é feito na Zona Sul

Deixe seu comentário