Saúde

Pelotas já conta com serviço municipal de fisioterapia

Até o mês de julho 1.586 usuários aguardavam atendimento e a expectativa é que a fila seja zerada em dez meses, com 190 atendimentos mensais

Desde o dia 1º está em operação o serviço de fisioterapia do Município de Pelotas, para atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), após o contrato assinado, no final de julho, com a clínica Daniela Castro Ltda. Serão 190 pacientes atendidos por mês, agendados pela da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Até última segunda-feira, 105 pacientes já haviam sido encaminhados à clínica pela SMS, conforme detalhou a diretora de Atenção Especializada e Hospitalar, Caroline Hoffmann. Até o mês de julho, havia uma fila de 1.586 usuários aguardando para utilizar o serviço via SUS. Considerando a média mensal de 190 atendimentos e as novas solicitações que surgirão, a expectativa da Prefeitura é atender a espera em dez meses.

Os serviços fisioterapêuticos incluem assistência em alterações oncológicas, cardiovasculares, pneumofuncionais, disfunção musculoesquelética e alterações em neurologia. O edital que selecionou a contratada, para credenciamento de empresas para atuação na especialidade de Fisioterapia, foi aberto em fevereiro deste ano.

Confiança no serviço
Paulo Ricardo Pereira Madruga, 52 anos, aguardou entre quatro e cinco meses na fila de espera para utilizar o serviço fisioterapêutico. Agora, já é atendido pelo Município na clínica contratada há alguns dias. Apesar de ser pouco tempo, ele já considera o atendimento ótimo e está confiante que vai fazer diferença em sua vida.

“Achei muito boa essa parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e a clínica. O serviço tem um diferencial, com profissionais atenciosos, prestativos e simpáticos. Então, estou achando muito bom o atendimento”, afirmou o usuário.

Francisco Carlos Ferreira Rabassa de 64 anos sofreu um acidente de moto, causado por um carro, há mais de um ano. Ele fraturou a perna e precisou passar por três cirurgias, durante as três semanas que ficou no hospital. É autônomo e chegou a pagar algumas sessões de fisioterapia, mas não teve mais condições de arcar com as despesas. Agora, vai fazer todo o tratamento no serviço oferecido pelo Município na clínica Daniela Castro Ltda.

“Estou muito contente e agradecido. O atendimento é excepcional, com simplicidade e pessoas boas, que nos tratam com gentileza e educação. Isso é muito importante no dia a dia das pessoas”, pontuou.

Serviço de fisiatria também disponível
Além do começo do serviço de fisioterapia, de acordo com Caroline Hoffmann, a Prefeitura também conta com um médico fisiatra atendendo no Centro de Especialidades. Desde maio deste ano, são oferecidas 110 consultas mensais, sendo que a fila de espera era de 1.297 usuários aguardando pelo atendimento.

A fisiatria é a especialidade da qualidade de vida, responsável pelo tratamento e prevenção de uma variedade de doenças que causam algum grau de limitação ao paciente, que podem ir desde casos de patologias ortopédicas até sequelas por lesões neurológicas e dor crônica.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

IBGE inicia censo em territórios quilombolas Anterior

IBGE inicia censo em territórios quilombolas

Massa de ar polar derruba as temperaturas no RS Próximo

Massa de ar polar derruba as temperaturas no RS

Deixe seu comentário