Saúde
Pelotas já conta com serviço municipal de fisioterapia
Até o mês de julho 1.586 usuários aguardavam atendimento e a expectativa é que a fila seja zerada em dez meses, com 190 atendimentos mensais
Desde o dia 1º está em operação o serviço de fisioterapia do Município de Pelotas, para atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), após o contrato assinado, no final de julho, com a clínica Daniela Castro Ltda. Serão 190 pacientes atendidos por mês, agendados pela da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Até última segunda-feira, 105 pacientes já haviam sido encaminhados à clínica pela SMS, conforme detalhou a diretora de Atenção Especializada e Hospitalar, Caroline Hoffmann. Até o mês de julho, havia uma fila de 1.586 usuários aguardando para utilizar o serviço via SUS. Considerando a média mensal de 190 atendimentos e as novas solicitações que surgirão, a expectativa da Prefeitura é atender a espera em dez meses.
Os serviços fisioterapêuticos incluem assistência em alterações oncológicas, cardiovasculares, pneumofuncionais, disfunção musculoesquelética e alterações em neurologia. O edital que selecionou a contratada, para credenciamento de empresas para atuação na especialidade de Fisioterapia, foi aberto em fevereiro deste ano.
Confiança no serviço
Paulo Ricardo Pereira Madruga, 52 anos, aguardou entre quatro e cinco meses na fila de espera para utilizar o serviço fisioterapêutico. Agora, já é atendido pelo Município na clínica contratada há alguns dias. Apesar de ser pouco tempo, ele já considera o atendimento ótimo e está confiante que vai fazer diferença em sua vida.
“Achei muito boa essa parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e a clínica. O serviço tem um diferencial, com profissionais atenciosos, prestativos e simpáticos. Então, estou achando muito bom o atendimento”, afirmou o usuário.
Francisco Carlos Ferreira Rabassa de 64 anos sofreu um acidente de moto, causado por um carro, há mais de um ano. Ele fraturou a perna e precisou passar por três cirurgias, durante as três semanas que ficou no hospital. É autônomo e chegou a pagar algumas sessões de fisioterapia, mas não teve mais condições de arcar com as despesas. Agora, vai fazer todo o tratamento no serviço oferecido pelo Município na clínica Daniela Castro Ltda.
“Estou muito contente e agradecido. O atendimento é excepcional, com simplicidade e pessoas boas, que nos tratam com gentileza e educação. Isso é muito importante no dia a dia das pessoas”, pontuou.
Serviço de fisiatria também disponível
Além do começo do serviço de fisioterapia, de acordo com Caroline Hoffmann, a Prefeitura também conta com um médico fisiatra atendendo no Centro de Especialidades. Desde maio deste ano, são oferecidas 110 consultas mensais, sendo que a fila de espera era de 1.297 usuários aguardando pelo atendimento.
A fisiatria é a especialidade da qualidade de vida, responsável pelo tratamento e prevenção de uma variedade de doenças que causam algum grau de limitação ao paciente, que podem ir desde casos de patologias ortopédicas até sequelas por lesões neurológicas e dor crônica.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário