Alerta
Pelotas mantém campanha para recuperação das coberturas vacinais
Até 12 de novembro, pais e responsáveis por crianças e adolescentes devem procurar os locais disponibilizados e garantir a aplicação das vacina, priorizando a imunização contra paralisia infantil
Divulgação -
A prefeitura de Pelotas mantém a Campanha de Recuperação das Coberturas Vacinais para crianças e adolescentes, que estará disponível até 12 de novembro. Nesse período, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pede que pais e responsáveis levem seus filhos, enteados, sobrinhos e netos para receber as vacinas que ainda não tomaram, e que estão disponíveis em mais de 50 locais de Pelotas, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive com a possibilidade de agendar horário, e o Centro de Especialidades.
Com o slogan “Quem Ama Protege – Vacinar é um direito da criança e um ato de responsabilidade”, a campanha municipal teve início na quarta-feira, 12 de outubro, data em que é comemorado o Dia da Criança. Em um evento na Praça Rio Branco, em frente à antiga Estação Férrea, a ação foi lançada, com a finalidade de estimular que as crianças e jovens fossem levados para garantir as doses que estavam em falta nas suas carteiras de vacina, mediante avaliação do profissional de saúde no momento.
A partir de agora, o mutirão para vacinação do público infantil e adolescente segue nas UBSs e no Centro de Especialidades. O Trailer da Vacina está em manutenção nesta e na próxima semana, mas retorna em breve e se junta às ações para recuperar a cobertura vacinal no município.
A SMS reforça que todas as vacinas do calendário nacional de imunização para crianças e adolescentes até 14 anos são importantes, mas que a da Poliomielite deverá ser priorizada, para evitar que a doença retorne, em função das baixas coberturas que têm sido registradas no país nos últimos anos.
“Este é um movimento que precisa da mobilização da comunidade como um todo para proteger nossas crianças e o futuro”, destaca a secretária Roberta Paganini.
Confira os locais e horários disponíveis para vacinação
- Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
De segunda a quinta-feira, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h
- Centro de Especialidades
De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min
Mais ações para estimular a vacinação
Além da campanha em andamento, a SMS também prevê uma série de práticas para estimular que as crianças e jovens recebam as vacinas que ainda faltam nas carteiras de vacinação, com destaque para a vacina da Poliomielite. Confira abaixo algumas.
- No dia 10 de outubro, uma capacitação para profissionais de saúde da rede pública, estudantes da área, agentes comunitários e visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM), foi realizada no auditório Dom Antônio Zattera, da Universidade Católica de Pelotas, para preparar as equipes que irão atuar nas salas de vacinas até o dia 12 de novembro.
- Disponibilização de link para agendamento da vacinação das crianças e adolescentes nas UBSs.
- Mutirões de vacinação nas escolas públicas e privadas estão sendo organizados.
- Busca ativa dos alunos de 1 a 14 anos matriculados nas escolas, com solicitação de cópia das carteiras de vacina aos responsáveis para conferência pela Secretaria de Saúde. As famílias dos alunos receberão material informativo, encaminhado pela SMS, e, anexa a recomendação do Ministério Público quanto à vacinação como direito das crianças e adolescentes garantidos na Constituição Federal e Estatuto da Criança e Adolescente. O documento também trará os locais disponíveis para aplicação das doses e uma data limite para apresentação da cópia da carteira atualizada na escola.
- O Município tem promovido encontros de sensibilização, com diferentes grupos sociais, para esclarecer sobre a importância da vacinação para prevenir que doenças já erradicadas, como é o caso da paralisia infantil, retornem.
- Equipes da SMS, através do Consultório de Rua, dos Centros de Atendimento Psicossocial (Capsi) e do setor de Equidade estão realizando busca ativa daqueles que precisam receber as vacinas, além de orientar sobre os locais e doses disponíveis.
- Parceria com as Salas de Vacina dos ambulatórios da UCPel e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para realizar a busca ativa das crianças e adolescentes.
- Parceria com os hospitais da cidade, com a finalidade de que façam a conferência das carteiras de vacina das crianças internadas e que realizem o agendamento para vacinação no momento da alta médica.
- Apoio da Associação Médica de Pelotas e da Unimed, para divulgação da campanha e sensibilização dos profissionais associados.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário