Meio ambiente
Pelotas monitora a mata do Totó
Equipes da prefeitura e Policiamento Ambiental iniciaram o trabalho de retirada de demarcações em áreas de domínio público
Divulgação -
A prefeitura de Pelotas iniciou ao longo da semana trabalho com o objetivo de coibir ocupações de áreas de preservação ambiental. Com o apoio dos efetivos da 3ª Companhia de Policiamento Ambiental, equipes das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) realizaram monitoramento e retirada de demarcações ao longo da avenida Rubens Machado Solto, que liga o Balneário dos Prazeres à Colônia Z3.
"É uma área de extrema importância ambiental, sendo um dos últimos resquícios de Mata Atlântica no município. Nós já notificamos alguns ocupantes, além de proceder na retirada dos materiais que demarcavam o local junto à faixa de domínio da estrada", afirma o secretário Eduardo Schaefer, da SQA. De acordo com o Setor de Fiscalização da pasta, o trecho monitorado compreende cerca de três quilômetros, dos quais um terço já foi objeto de intervenção. As operações devem seguir na próxima semana, com identificação dos locais que possuem marcações, retirada e limpeza dos resíduos existentes no local.
Conforme ajustado com o Ministério Público, a SQA pretende identificar os proprietários das glebas rurais onde se encontra a zona de mata para construir, coletivamente, ações de monitoramento e preservação ambiental. "Vamos agora expandir a discussão até os proprietários de áreas, com a finalidade de buscar mais efetividade na preservação ambiental e inibir novas invasões", diz Schaefer.
A prefeitura deve apresentar, ainda neste mês, um relatório de monitoramento da área, identificando possíveis ocupações em todo trecho, para subsidiar possíveis ações nos âmbitos administrativos e judiciais.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário