Encontro

Pelotas recebe evento regional sobre saúde materno infantil

A décima edição do Encontro Materno Infantil ocorreu em Pelotas, reunindo profissionais da rede municipal e de municípios vizinhos, com enfoque na vigilância dos óbitos maternos, infantis e fetais

Foto: Michel Corvello - Ascom - Objetivo do evento foi fortalecer a Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança

Nesta segunda-feira (29), o município sediou o 10º Encontro Materno Infantil no auditório do IFSul. Promovido pelo Comitê Municipal de Investigação de óbitos Infantis, Fetais e mortes Maternas (Comai), o evento retomou o formato presencial pós-pandemia, contando com a participação de profissionais da rede municipal e de municípios da região, a convite da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS). O objetivo foi fortalecer a Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, concentrando-se na vigilância dos óbitos maternos, infantis e fetais.

Pelotas é reconhecida como referência para os municípios vizinhos nos cuidados às gestantes de alto risco, conforme destacou a secretária de Saúde, Roberta Paganini. "Estamos intensificando nossos esforços na área materno-infantil, e cada encontro que realizamos fortalece ainda mais nossa rede, refletindo na qualidade da assistência que oferecemos ao nosso público. Os casos materno-infantis nos mobilizam consideravelmente".

O evento teve início com uma mesa redonda composta por servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), discutindo estratégias e iniciativas da rede de cuidados para a prevenção do óbito materno, infantil e fetal no âmbito municipal. Participaram as redes Materno-Infantojuvenil (Remi) e de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias (RDCTP), a Diretoria de Atenção Primária (DAP) e a Vigilância em Saúde.

As médicas obstetras e professoras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Iândora Sclowitz e Rozana Mendes, abordaram o tema do Pré-Natal e sua influência na redução do óbito materno e fetal. Em seguida, a pediatra Paula Trevisol, especialista em medicina intensiva pediátrica, debateu sobre a Prevenção do Óbito Infantil.

Sobre o Comai

O Comai foi estabelecido pelo Decreto Municipal nº 4.773, em agosto de 2005, e é coordenado pela Vigilância Epidemiológica (Vigep) da SMS, com o propósito de reunir informações sobre as mortes maternas, infantis e fetais ocorridas no município. A partir desses dados, são realizadas intervenções direcionadas à saúde desse público.

O órgão é composto por enfermeiras da Vigilância Epidemiológica, bem como representantes da Diretoria de Atenção Primária, das redes Materno-Infantojuvenil e de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias, além de representações dos hospitais Miguel Piltcher, Santa Casa de Misericórdia, Beneficência Portuguesa, Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas e Hospital São Francisco de Paula, juntamente com os conselhos de Saúde, da Mulher e dos direitos da Criança e do Adolescente.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eventos integrados abordam violência contra a mulher Anterior

Eventos integrados abordam violência contra a mulher

6ª edição da PreMIAção do projeto da escola Santa Rita ganha novidades Próximo

6ª edição da PreMIAção do projeto da escola Santa Rita ganha novidades

Deixe seu comentário

Geral

Cookies.

Ao usar este site você aceita que usamos cookies. política de privacidade.

Aceito