Respeito no trânsito

Período para educar quem conduz e quem anda

Até dia 25, Semana Nacional do Trânsito realizará atividades com o objetivo de conscientizar população sobre a responsabilidade de todos nas vias

Jô Folha -

Trata-se de assunto para todos os dias, mas a data traz mais força. Nesta segunda-feira (18), na Prefeitura de Pelotas, foi lançada a Semana Nacional do Trânsito. O tema para 2017 é "Minha escolha faz a diferença no trânsito" e o objetivo das atividades propostas até o dia 25 é conscientizar os mais diversos personagens das vias públicas.

Em seu discurso, o secretário de Transportes e Trânsito, Flávio Al-Alam, destacou que a maioria dos acidentes ocorridos em Pelotas - a realidade também é nacional - ocorre por excesso de velocidade e imprudência. "Precisamos de uma mudança comportamental", comentou, acrescentando que a frota de carros na cidade atualmente passa dos 200 mil, sem contar os automóveis que por aqui chegam de passagem.

Em entrevista ao Diário Popular, o chefe de educação dos agentes de trânsito, Attila Silveira, elencou erros que cada um dos personagens comete diariamente. No que tange aos pedestres, por exemplo, citou a impaciência ao esperar a vez de atravessar a rua. Em relação aos ciclistas, a principal falha está na não utilização das ciclovias e ciclofaixas, além do desrespeito à sinalização. Sobre os motociclistas, a crítica do agente é a imprudência em relação à velocidade e "costura" nas vias. Por fim, Attila condenou a utilização de celulares por motoristas de carros, assim como o pouco uso do cinco de segurança.

Motorista de táxi há 14 anos, Ricardo Moreira tem ponto fixo na General Neto com 15 de novembro, um dos mais críticos locais no trânsito pelotense. Ele acredita que a intolerância é o principal problema. "As pessoas querem resolver só seus problemas, às vezes atrapalhando todo o resto só para descarregar um carro ou conseguir uma vaga de estacionamento", afirma.

Ciclista, o estudante Marcelo Freda crê em falta de educação por parte do pelotense quanto ao uso de bicicletas. Principalmente por parte dos motoristas, mas também de pedestres e até de quem utiliza as magrelas para se locomover. "Isso acaba sendo reforçado pela falta de sinalização e orientação nas ciclofaixas", critica.

Acidentes de trânsito em Pelotas em 2017 (de janeiro a agosto)

Total de acidentes: 1.517
Mortes no trânsito: 13

Fonte: Samu

Programação da Semana Nacional do Trânsito em Pelotas

Terça-feira
Blitz educativa - 9h30min - avenida Ildefonso Simões Lopes
Blitz educativa - 14h - rua Gonçalves Chaves

Quinta-feira
Blitz educativa - 9h30min - para motociclista e ciclista - avenida Salgado Filho
Teatro na Escola Adolfo Fetter - 15h - avenida Pinheiro Machado
Blitz educativa - 14h - frente da Prefeitura

Visita a bares - início às 20h

Sexta-feira
Dia Internacional na Cidade Sem Meu Carro - às 13h30min - largo do Mercado Haverá fechamento de rua com Escolinha Trânsito; brinquedos infláveis; projeto Educar da Ecosul; projeto Neas Sanep; Sest Senat; projeto Vida Ativa/Smed; CFC Senna; Departamento de Educação Ambiental da SQA, e distribuição de pipoca, refrigerante, água do Sanep.

Sábado
Blitz da Campanha "Ame sua Vida Como Você Ama sua Moto" - 9h30min - rua Lobo da Costa

Domingo
Passeio ciclístico - 9h - saída da Uvel (avenida Fernando Osório, 1.373)

Segunda-feira
Encerramento Blitz Educativa - 14h - avenida Duque de Caxias
Encerramento - 19h30min - Painel de debates sobre o trânsito em Pelotas "Trânsito hoje: desafios e possibilidades", na sala 100k do antigo Colégio Santa Margarida, à rua Anchieta, 1.274.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Estudantes já podem se inscrever para concorrer a vagas remanescentes do Fies

Bebê é encontrado com vida ao lado de lixeira no centro de Pelotas Próximo

Bebê é encontrado com vida ao lado de lixeira no centro de Pelotas

Deixe seu comentário