Filas

População reclama de filas na Farmácia do Município

Aglomeração no local à espera de atendimento tem chamado atenção; coordenação atribui movimento à entrega de dietas especiais

Jô Folha - DP - Moradores esperam horas na fila para receberem seus medicamentos

Por
[email protected]

Centenas de pessoas aguardavam nesta segunda-feira (27) pela manhã, em frente a Farmácia do Município, na rua Professor Araújo, em Pelotas, pela chamada para a retirada de medicamentos e fórmulas especiais fornecidos tanto pelo Município quanto pelo Estado, além de via judicial. A aglomeração e a demora no atendimento, com pessoas de todas as idades tentando se proteger do sol e do calor, provocava reclamações em série. Conforme apurado pela reportagem, quem estava mais no fim da fila chegava a ter cerca de 170 números de fichas à frente.

Um dos que aguardava era Anílton Goularte da Luz, 61. Transplantado renal, foi até a Farmácia buscar a medicação contínua que precisa tomar há 13 anos, desde que fez a cirurgia. "Estou aguardando há mais de duas horas e até agora não atenderam nem 30 pessoas. E tem cem pessoas na minha frente", reclamava. A demora era tanta que, segundo ele, deu tempo de chegar ao local por volta das 9h, pegar a ficha, ir até o Centro pagar pagar algumas contas e voltar. Ainda assim, por volta das 11h, sua ficha continuava longe de ser atendida. "Há apenas uma atendente, há outros em férias. Isso é um desrespeito."

Lara Santos, que foi buscar insulina, chegou por volta das 10h15min e recebeu a ficha de número 725. "Estavam chamando a 547. Havia 178 pessoas na minha frente. O pior é que há apenas uma atendente. Isso não pode acontecer". Também buscando produtos para o tratamento da diabetes, Valdemar Val, 48, esperava a sua vez para retirar as fitas de aferição da glicemia. Segundo ele, as filas têm acontecido há pelo menos cinco meses. "Até outubro estava mais tranquilo. A gente ficava em torno de uma hora, uma hora e meia. Mas agora é um verdadeiro descaso".

Já Ivone Ribeiro Luna chegou com a filha, uma bebê, pouco depois das 8h e constatou que havia mais de 80 pessoas à sua frente. O objetivo era pegar a fórmula alimentar para Bela, que depende do produto. Enquanto isso, Rodrigo Moura Soares, 40, tinha a ficha 728 e esperava desde as 9h pelo atendimento. A paciência era testada por conta da necessidade de retirar medicamento para a mãe, que sofre de lúpus e não tem como ficar exposta ao sol. "É quase sempre assim", lamentava.

Dietas especiais e acúmulo do feriado, diz governo

O coordenador da Farmácia Municipal, Fabian Primo, sustenta que a fila formou-se em função do recebimento das dietas especiais, que estavam há algum tempo sem serem fornecidas pelo governo do Estado. "Soma-se a isso o período do Carnaval e outros feriados recentes e se deu o acúmulo de pacientes nesta segunda-feira", argumenta.

Ainda de acordo com o coordenador, uma instabilidade no sistema de gerenciamento do governo do Estado, que teria sido registrada nesta seguna, seria a causa da lentidão no atendimento, se refletindo no aumento da fila. "Estamos nos reestruturando tanto em relação ao quadro de pessoal, quanto a estrutura física e adotando outras práticas com o objetivo de agilizar o atendimento. Dentro de um curto prazo os usuários já serão beneficiados por estas mudanças", promete Primo.


Proposta para agilizar

O vereador Marcos Ferreira, o Marcola (UB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, participou de reunião na manhã desta segunda-feira com a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini, onde a questão da fila esteve na pauta. Conforme o parlamentar, foi apresentada proposta para tentar acabar com o problema das grandes filas.

"Será disponibilizado via Secretaria Municipal de Saúde, através do WhatsApp, um canal para que as pessoas possam agendar a retirada do medicamento, receber a informação se há o medicamento e também enviar a receita, para agilizar ainda mais o atendimento. Assim, quando a pessoa chegar no local, já está providenciada a medicação", afirma. A previsão, segundo o vereador, é que até o fim do mês de março essa ferramenta já esteja à disposição da comunidade.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sondagem avalia solo da ponte do Laranjal para futura requalificação Anterior

Sondagem avalia solo da ponte do Laranjal para futura requalificação

Seca de barragens e água imprópria afetam abastecimento de Canguçu Próximo

Seca de barragens e água imprópria afetam abastecimento de Canguçu

Deixe seu comentário