Estilo Pet
Por um pouco de carinho aos pets
Os pássaros também precisam - e muito - de cuidados redobrados durante o período de mais calor. Confira algumas dicas
Jô Folha -
Com a chegada dos dias de calor, as pessoas tendem a sair mais e aproveitar o sol, mas o que parece benéfico aos humanos pode não ser bom para os pets, que precisam de cuidado especial durante a estação mais quente do ano, o verão. No caso dos pássaros, o bichinho de estimação escolhido por muitos, a atenção deve ser redobrada.
Assim como cães e gatos, a alimentação precisa ser balanceada, conta Antônio Pereira, dono de uma agropecuária que comercializa os pets. A água deve ser trocada ao menos duas vezes durante o dia e, além da ração, ele recomenda que as aves também ganhem vitaminas, pois é durante o verão que elas fazem a troca da penugem. “Nesse período as aves estão mais frágeis, e sem o cuidado adequado podem contrair doenças, como algumas viroses,” conta Pereira. Os grãos podem ser encontrados a partir de R$ 3,50.
Outro ponto que deve ser tratado com cautela é a exposição dos pássaros ao sol. É recomendado que sejam aproveitadas as primeiras horas da manhã, quando os raios ultravioleta estão com menor incidência, oferecendo menos perigo aos pets. No restante do dia, eles devem permanecer em locais com sombra, frescos e arejados, para que não sofram com queimaduras. Também não se recomenda que eles fiquem sozinhos por mais de um dia. Se os donos viajarem, é melhor que os pássaros fiquem sob os cuidados de um responsável.
Entre periquitos, calopsitas e canários, outra dica dada pelo agropecuarista é com relação ao tamanho das gaiolas onde muitos donos mantêm os pets. “O espaço precisa ser suficiente para que os pássaros possam abrir as asas e voar dentro da gaiola com folga, sem se machucar”, informa ele. Para quem quiser um animal diferente, o valor mais em conta é a partir de R$ 20,00, e ele sobe de acordo com a espécie do pássaro. Pereira lembra que as pessoas devem estar atentas e não comprar, de comerciantes não licenciados, espécies protegidas pelo Ibama. “Nesse caso é preciso denunciar”, finaliza. Mas para os apaixonados por aves, uma coisa é consenso: o melhor ainda é vê-las voando livremente e aproveitando a estação.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário