Gripe

Postos começaram a receber pessoas para vacinação nesta segunda-feira

Com o encerramento da campanha para grupos prioritários, filas se formaram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta segunda-feira

Gabriel Huth -

Atualizada às 19h13

Todas as pessoas do muunicípio já podem se vacinar contra a gripe. Na sexta-feira (9) terminou o prazo para os grupos prioritários. Agora, quem quiser se imunizar pode procurar qualquer uma das 51 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuídas nas zonas urbana e rural. Só neste ano, em Pelotas, foram aplicadas cerca de 98,3 mil doses - abaixo do esperado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Objetivo era imunizar 120 mil pessoas entre gestantes, idosos, crianças entre seis meses e quatro anos, mães até 45 dias depois do parto, trabalhadores de saúde, indígenas, população carcerária e funcionários prisionais, professores e portadores de doenças crônicas. O período aberto à população em geral vai até terminar o estoque disponível.  A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar mais cerca de 30 mil pessoas.

Nesta segunda-feira houve procura pela vacina na UBS Frajet, na Guabiroba. Cerca de 40 pessoas estiveram no local. O aposentado Gilson Renato Kurz, 53, aproveitou e levou toda a família. Ele chegou acompanhado da esposa, a também aposentada Maria de Fátima Silva Kurz, 50, e do filho Charlon Reinaldo Silva Kurz, 15. “Todo ano a gente vem”, comentou Gilson. De acordo com a técnica em enfermagem Tânia Souza, já foi necessário pedir mais doses à Secretaria. Roselaine Goulart Valente, 45, contou que, todo ano, quando liberam as vacinas à população, ela procura o posto. Em 2015, não foi e se arrependeu “Não fiz [a vacina] e sofri com a gripe, me derrubou”, relatou.

Conforme Maria Regina Reis Gomes, quem tem interesse em se imunizar contra a gripe é bom que procure o quanto antes as UBSs. A enfermeira e chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica neste momento não sabe se Pelotas vai receber mais doses do governo do Estado: "Se recebermos, melhor, porque vamos vacinar ainda mais pessoas”, disse. Esta é a 19ª edição da Campanha Nacional, promovida pelo Ministério da Saúde. A proteção é por aproximadamente um ano.

Na UBS Cohab Pestano, a procura foi menor. Durante a manhã cerca de dez pessoas estiveram no local procurando por vacina, informou a enfermeira Therena Camacho. “Temos ainda dois frascos e meio”, indicou a enfermeira, o necessário para imunizar até 25 pessoas. O empresário Tiago Padilha, 35, trabalha com lanches e faz entregas de moto durante à noite. A atividade faz com que pegue bastante frio durante o inverno. Por isso, para se prevenir, esteve na UBS para tomar a injeção em todos os últimos cinco anos. Quanto à eficiência do fármaco, ele é direto: “Nunca deu nada”.

Cuidados
Quando houver febre aguda ou moderada, é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro clínico. Conforme a SMS, a vacina é contraindicada a pessoas com histórico de reação em doses anteriores ou em relação a qualquer componente da vacina. Também não é indicada a portadores de alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Serviço
Público-alvo: Toda a população
Prazo: Enquanto houver doses disponíveis
Locais: Todas as UBSs do município

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Resultado do ProUni já está disponível na internet Anterior

Resultado do ProUni já está disponível na internet

Defesa Civil do Rio Grande e secretarias monitoram a cheia da Laguna do Patos Próximo

Defesa Civil do Rio Grande e secretarias monitoram a cheia da Laguna do Patos

Deixe seu comentário