Folia
Pré-Carnaval esquenta clima de festa
No sábado a abertura da festa começou ao meio-dia com um dos blocos burlescos mais antigos em atividade em Pelotas, o Bloco Bafo da Onça
O fim de semana pré-Carnaval em Pelotas foi de movimentação para os foliões nas ruas do centro e de alguns bairros. No sábado a abertura da festa começou ao meio-dia com um dos blocos burlescos mais antigos em atividade em Pelotas, o Bloco Bafo da Onça.
O desfile da entidade com 54 anos de história levou cerca de 500 foliões para a rua 15 de Novembro desde o Largo do Mercado até a rua Cassiano. Por mais de três horas, composições como Grito de guerra, do grupo Chiclete Com Banana, a marchinhas como Mulata Bossa Nova, animaram o público que acompanhava a bateria não só pelo meio da rua, mas também pelas calçadas da 15 de Novembro.
Nem mesmo o calor 34 graus desanimou quem sambava, fantasiado ou sem fantasia, em uma das ruas mais movimentadas do centro da cidade. Para diminuir a sensação térmica moradores dos edifícios jogaram água nos foliões.
Segurando o estandarte, Júlio dos Santos, 67 anos, que desfila pelo Bafo da Onça desde os 12 anos estava orgulhoso do clima de alegria que se instaurou. "Já estamos em várias gerações", falou. Uma das peculiaridades desta entidade, segundo Santos foi ter tido o padre Ozi Fogaça como presidente de honra do Bafo, nos anos 70. "O bloco foi fundado no pátio da igreja Nossa Senhora Aparecida, no Simões Lopes", contou.
Resistência e manutenção
Do Fragata, a dona de casa Patrícia Helena Barcelos, 39, veio com a irmã, a filha e a sobrinha para a 15 de Novembro especialmente para acompanhar o Bafo da Onça. Ela soube do desfile pela internet e por amigos. "Me lembrou quando minha mãe me trazia, ainda pequena como elas (se referindo às crianças que a acompanhavam) para ver a Bandalha. Tomara que tenha em outros anos", contou. Sobre o clima de euforia e brincadeira, Patrícia disse que "estava bom" e o bloco "muito bem organizado".
A vendedora Veridiana Brizolara da Silva, 45, é fã do bloco. "Onde tem o Bafo eu vou", disse a foliã que desfila com esta entidade há 30 anos. Para Veridiana tem que ter Carnaval nas ruas e na passarela. "O povo ama o Carnaval", falou.
O advogado e músico Robert Veiga, que é da Bruxa da Várzea, chegou para tocar com os amigos do Bafo da Onça ignorando as antigas rivalidades. "Como sou de Carnaval desfilo no rival mesmo", contou ao lembrar que no próximo final de semana, quando a sua entidade do coração desfilar, ele não vai estar na cidade.
Para o músico manifestações de rua são uma espécie de resistência e manutenção de uma cultura que, segundo ele, parece menos aceita atualmente. Para os fãs do Bafo, que não puderam acompanhar o desfile da entidade neste final de semana, o bloco irá desfilar no próximo sábado à 00h30min, na passarela do samba, no Porto.
Outras atrações
Além do Bafo da Onça, o sábado contou ainda com outras festas como o 2º Baile de Carnaval no Mercado, promovido pelo Mercado Samba Clube. Por causa da chuva, a festa que estava programada para ocorrer às 17h, no pátio interno do Mercado Central, começou às 18h30min, em frente ao portão de entrada da rua Andrade Neves.
Aos poucos o público que estava no aguardo foi se aglomerando ao redor dos músicos e meia hora depois do começo o baile estava na maior animação. A aposentada Ana Oliveira, 59, foi com a irmã, a sobrinha e o companheiro. Ela contou que vai a todas as apresentações do Mercado Samba Clube e não poderia deixar de estar no baile. "Gosto muito de Carnaval e isto aqui é maravilhoso."
Também ocorreram o Samba na Rua, no Simões Lopes, e o Pré-Carnaval do Bar do Zé, no Porto.
Diferentes passarelas
Pela programação da Secretaria de Cultura ainda ocorreram festas carnavalescas ontem no balneário Laranjal e nos bairros Fátima e Areal. Esta semana a programação paralela aos desfiles na passarela do samba continuam.
Programação
Quarta-feira
Concurso dos Conjuntos Vocais - Tributo aos Velhos Carnavais, às 20h, no Largo do Mercado
Sexta-feira
Flashback dos antigos carnavais, das 18h às 22h, saída da rua 15 de Novembro e contornando a praça Coronel Pedro Osório
Sábado
Bloco na Rua, das 10h às 15h, concentração no quiosque da rua 15 de Novembro
Bloco União Democrata, das 10h às 12h, rua Andrade Neves esquina com Sete de Setembro
Domingo
Bloco do Mapa, das 11h às 19h, saída da rua 15 de Novembro esquina com Sete de Setembro, seguindo até esquina avenida Bento Gonçalves
Terça-feira
A volta do bonde da Várzea, das 11h às 14h, saída da praça 7 de Julho (pela 15 de Novembro) contornando a praça Coronel Pedro Osório
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário