Oportunidade

Pre-IFSul terá 8,5 candidatos por vaga

A homologação dos 339 inscritos para o cursinho preparatório será nesta terça e a seleção marcada para sexta

Carlos Queiroz -

A oportunidade de frequentar um cursinho preparatório gratuito para ingressar nos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) coloca 339 estudantes na disputa pelas 40 vagas para a turma que se inicia no dia 21 deste mês. Voltado para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de escolas públicas das redes municipal e estadual, o Pre-IFSul surgiu em 2019 como projeto-piloto, parou durante a pandemia da Covid-19 e retornou este ano com a média de 8,5 alunos por vaga. Para a coordenadora e professora de Português, Marion Rodrigues Dariz, a forma mais justa para a seleção é o sorteio, programado para as 9h de sexta-feira com transmissão pelo Youtube, assim como a divulgação do resultado, no dia 19.

Na primeira experiência, antes da Covid-19, quase 80% dos 50 alunos foram aprovados, conforme informou a também coordenadora Veridiana Krolow Bosenbecker. O resultado garantiu crédito para que a Pró-reitoria de Ensino, através do pró-reitor Rodrigo Nascimento da Silva, desse aval à manutenção do curso preparatório. Ainda em função dos reflexos da pandemia, não foi possível abrir um número maior de vagas, situação que pode mudar ano que vem com o pleito para duas turmas de 40 alunos cada.

Para Marion, que também leciona em escola pública, esta é uma grande oportunidade para jovens, sem condições de pagar um cursinho, terem acesso a um reforço nas disciplinas de Matemática, Português, História, Física e Geografia, específicas do vestibular do final do ano. "Nós vamos trabalhar com foco nas questões que caem nas provas, mostrando como as questões são apresentadas", exemplificou. A proposta dos professores voluntários ainda é preencher a lacuna que ficou no aprendizado durante o ensino remoto, no período de pandemia.

Dinâmica
Com duas aulas por semana, às segundas e quartas-feiras, das 13h45min às 17h30min, na reitoria, a equipe formada pelos educadores Raquel Souza de Oliveira (Língua Portuguesa), que trabalhará em conjunto com Marion; Mauro Bartz (Matemática); João Luiz Ávila da Silva e Luciano de Jesus Ribeiro (Geografia) e Deomar Villagra Neto (História), irá desenvolver duas disciplinas por tarde. Entre uma aula e outra, a coordenação pretende levar ao conhecimento dos estudantes, um pouco do que é o IFSul Campus Pelotas e CaVG, através da visita de professores especializados de cursos técnicos. "Isso vai ajudar os alunos a entender o que é um curso de vestuário, meio ambiente ou agropecuária e os do campus Pelotas, como o de telecomunicações, Design de Interiores e Infraestrutura Escolar." A educadora quer, com isso, possibilitar os jovens a fazerem suas escolhas com segurança. "Também iremos abordar dados do processo seletivo, período de inscrições e a data das provas."

Mais vagas
O sonho de Marion, que conhece bem a realidade do ensino público, é de fazer algo pelos alunos, sendo que muitos estão distantes do que é oferecido em matéria de ensino e educação em Pelotas, sem falar no acesso a cursos preparatórios. "Reduzimos o período de inscrições, por não poder oferecer mais vagas e mesmo assim tivemos bastante procura. Nossa proposta é aumentar a oferta", disse Veridiana. Ela lembra que com o novo normal, o processo seletivo volta a ser vestibular (durante a pandemia foi sorteio) e a dica principal é: "Preparem-se".

Confira mais detalhes
* Os candidatos poderão acompanhar o sorteio às 9h do dia 16, pelo YouTube, através do link: bit.ly/sorteio-ifsul.
* Já a divulgação preliminar do resultado é pelo site: bit.ly/resultado-ifsul. Os recursos podem ser enviados pelo e-mail: [email protected].
* Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (53) 3026-6069.

 

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

STF tem cinco votos para manter suspensão do piso da enfermagem Anterior

STF tem cinco votos para manter suspensão do piso da enfermagem

Pelotas registra mais um óbito por Covid-19 Próximo

Pelotas registra mais um óbito por Covid-19

Deixe seu comentário