Celebração
Presente antecipado
Na UTI Neonatal do Hospital-Escola 13 mães ganharam ensaio fotográfico com os recém-nascidos
Jerônimo Gonzalez -
Garantir uma recordação do primeiro Dia das Mães e estimular a autoestima foi o presente oferecido pelo Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), na manhã de sexta-feira (12), a 13 mulheres que aguardam a saída dos filhos da UTI Neonatal e da UTI Semi-intensiva Neonatal. Elas ganharam fotos com os bebês, momento que incluiu também o cuidado com a beleza.
A ideia da técnica de enfermagem do HE, Liége Ferreira de Souza, recebeu apoio da Farmácia Extractus e do Curso de Cabelereiros do Senac. A técnica, que trabalha no setor materno-infantil, foi motivada pelo desejo de algumas mães que passam pela UTI de ter mais registros dos primeiros momentos dos bebês. Em função da internação, elas acabam perdendo a oportunidade de fazer ensaios dos filhos recém-nascidos, os newborns, e todas elas devem passar o domingo na instituição.
"É um trabalho de humanização", comentou Liége, que vê na oportunidade uma chance de resgatar também o amor-próprio. Nas semanas em que acompanham os bebês prematuros as mães acabam descuidando de si mesmas e voltando toda a atenção às necessidades do filho, em uma rotina puxada e desgastante. Por isso a importância de se verem belas nas fotos que serão entregues às 13 mulheres neste sábado. Além da recordação, elas também receberam um cartão em que foi gravado o pé direito do recém-nascido. O Hospital-Escola já tinha a tradição de distribuir bombons no Dia das Mães, no entanto, esta foi a primeira edição do ensaio fotográfico.
A estudante Mariana Cedrez Stecker, 17, contou que os momentos passados dentro do HE tem sido difíceis. Ântoni, o primeiro filho, nasceu com 31 semanas e apresenta alguns sinais da Síndrome de Down, mas ainda não há confirmação se ele é de fato portador. "Abala não estar em casa na data", desabafou Mariana, que afirmou ter gostado do momento proporcionado pela equipe do hospital. "É bom se sentir bonita", disse com um sorriso, Clair Cardoso, 37, que está no HE há 93 dias, contando a internação antes do parto e o período acompanhando o pequeno Luiz Miguel, nascido com apenas sete meses. Na quinta-feira ele passou por uma cirurgia em função de uma hérnia umbilical e a recuperação corre bem. "Nada muda a situação, mas traz um pouco mais de alegria", finalizou a mãe de primeira viagem, que no futuro poderá compartilhar com o filho a lembrança de seu primeiro Dia das Mães juntos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário